quinta-feira, 29 de abril de 2010

Neobus Mega IV 0500M

Saudações Busólogos

Trago hoje pra vcs esse belo Neobus Mega de Curitba.
Essa foto foi tirada próximo ao Memorial Árabe!
Espero que gostem!
Até a próxima!

Busscar Urbanuss Pluss B7R em Curitiba

Saudações Busólogos
trago hoje esse carrão que faz sucesso nas ruas de Curitiba!
Um grande Urbanuss Pluss em chassi VOLVO B7R!
Espero que gostem!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Torino GV B58 da Linha 2215 A

Saudações Busólogos

Taí uma carroceria que fez muito sucesso em BH e deixou saudades: Torino GV em chassi Volvo B58. O prefixo desse carro é 8754. O engraçado é que esse tem grade na frente enquanto seus irmãos 874X - 875X não possuem grade na frente! Acabou sendo um chamativo a mais!
Ê saudades daquele tempo que BH tinha padrons de verdade sô!
Foto de josé Alexandre extraída do extinto blog onibusbh.fotopic.net
Um abraço a todos e tudo de bom!

sábado, 17 de abril de 2010

Vitória OF1318 na printura do sistema Metrobel em BH



Saudações busólogos de plantão
Para nossa primeira postagem de cabritinho nada melhor que postar um belo Vitória que rodou em BH! Espero que gostem! Flw!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Um Urbanuss B10M de Curitiba




Saudações busólogos de plantão!

Trago hoje mais um Urbanuss B10M de Curitiba! Espero que gostem!

domingo, 11 de abril de 2010

VIALE B7R de Curitiba

Saudações Busólogos!
Hoje vamos com um ligeirinho Marcopolo Viale B7R EL053! Essa foto foi tirada em frente ao museu Oscar Niemeyer. Espero que gostem! Bom fim de semana a todos!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Um belo Millennium de Curitiba PR

Saudações busólogos de plantão,
trago pra vcs um carrão que roda na linha 020 Interbairros 2, uma espécie de circular que interliga bairros e terminais sem passar pela região central da cidade! Existe a linha 021 Interbairros 2 que faz o percurso no sentindo inverso. Essa foto foi tirada na entrada do Parque Barigüí, em frente ao museu do automóvel.
E só pra registrar, aprovaram uma lei em Curitiba que obriga táxis e ônibus a terem identificação em braile! Muito bom!
Um abração e até a próxima!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Urbanus 2 B58 de BH




Taí um Urbanus 2 B58 prefixo 5476 na linha troncal 8350! Tivemos um nº bom destes em BH. Na 9202, a antiga Expresso Radar atual Rodopass tinham alguns que foram remanejados para a extinta Coletivos Venda Nova, a São Gonçalo (pensou na linha 1126 vem um destes na cabeça), nas linhas 3301, 0010, 1149, dentre outras. Foram excelentes veículos que realmente deixaram muitas saudades! Infelizmente esses carros foram substituídos por 4 xícaras (OF1722 - que possui motor de 4 cilindros e 218cv) Hoje a 8350, apesar de ser uma linha troncal, não é tratada como tal. Tá rolando o que eu chamo de cabritificação máxima no transporte de BH! Sobra até pra linha troncal. Espero que com a copa do mundo transporte público se torne prioridade, afinal BH quer ser sede da abertura, logo precisará de um transporte eficiente e de qualidade, mas parece que nós mineiros estamos perdendo o bonde da história!

Mas pior do que a cabritização do transporte é o jeito que ele vem sido pensado em BH. O DER e a BHTRANStorno fazem aquilo que há de mais burro e ultrapassado em termos de planejamento de transporte: o planejamento pontual! É fácil entender porque eu era fã do sistema METROBEL (anterior a BHTRANS). Porque o planejamento englobava a região metropolitana. Hoje o DER cria linhas pra fazer concorrência com a BHTRANS (nem sei pra que eles fazem isso, já que a tarifa deles é mais cara.), além disso ambas fazem planejamentos distintos pro mesmo lugar sem o mínimo diálogo! ISSO É IDIOTA! ESTÚPIDO! RETARDADO! De quê adiantou criar estações do BHBUS se só pobre coitado do cidadão que mora na periferia da cidade tem que fazer baldeação pra ir pro serviço, pegando ônibus lotado do mesmo jeito, enquanto o cara da região metropolitana continua indo direto pro centro, muitas vezes indo lá pra pegar outro ônibus? Isso não é acessibilidade! De quê adianta ter cartão BHbus se você não pode aproveitar seus benefícios (meia passagem no segundo embarque em linha de itinerário distinto no intervalo de 1h30min) numa linha do DER. Diga-se de passagem é a coisa mais comum alguém que more na RMBH precisar de pegar dois ônibus: um do DER e outro da BHtrans! Além de pagar mais caro, não pode usufruir da meia passagem! De que adianta ter estações de ônibus na periferia e não haver nenhuma no centro? Ou seja, essa conversa fiada de que a BHtrans promove integração é uma mentira! Ou melhor, uma verdade torta, aleijada, deficiente, porque ela é parcial e muito a quem das necessidades da população! De que adianta reduzir o número de linhas que passam pelo centro se cada dia que passa ele fica mais engarrafado?

Pois bem, só existe um jeito de reduzir engarrafamento nas grandes metrópoles: investimento em transporte de massa! Ônibus, metrô, vlt. É preciso atacar o automóvel de todas as formas! A principal é torná-lo inviável. Como assim? A primeira tática é transformar o transporte público em algo viável. Se o transporte for de qualidade (bons veículos, vias exclusivas para ônibus, linhas bem estruturadas, quadro de horários generosos, passagens financeiramente viáveis, veículos acessíveis.) as pessoas tenderão a abandonar o carro, pois ele deixa de ser viável. Os gastos cada vez maiores com estacionamento, imposto, gasolina, tempo perdido no trânsito farão a maior parte do serviço de convencimento do povo para o planejador. Hoje, como comprar carro é algo muito simples, nem é preciso ter uma grana preta no bolso pra isso qual é a primeira coisa que o trabalhador pensa quando sobra uma graninha? Nunca mais andar de ônibus! Chega de sofrimento! Chega de humilhação! E ele está errado? Não, pois o transporte é demorado, ineficiente, os veículos andam cheios. Compensa andar de carro neste caso. Mas se todo mundo quiser ter um carro, não vai ter espaço pra todo mundo andar na cidade!

O segundo aspécto é destinar mais espaço pro transporte público e menos espaço pro carro. No início as pessoas vão chiar, mas em pouco tempo entenderão. É preciso oferecer mais espaço pros ônibus, o que implica tomar espaço dos carros. Logo haverá um aumento no engarrafamento de automóveis, mas aliviará o trânsito dos ônibus. Assim o transporte público tende a ser mais rápido, o que não compense o investimento em um automóvel.

O que vem ocorrendo em BH é o contrário. Linhas de baixa e média demanda vem sendo desvalorizadas. Linhas como a 9204, por exemplo, fazem só a metade do itinerário no domingo. A Bhtrans alega que linhas como a 9202 e a 8203 suprem a falta dela no domingo, mas se você parar pra pensar é um tanto quanto desanimador sair de casa sabendo que tem uma opção a menos de transporte. (Particularmente fui muito afetado com essa mudança porque antes eu andava do Jardim América ao Santa Efigênia pagando uma passagem só, hoje se eu quiser pagar apenas uma preciso andar 30 minutos a mais.) Sem falar que as pessoas inconscientemente deixam de contar com a linha nos dias úteis, afinal se já não pode contar com ela nos finais de semana é porque ela é completamente secundária! No entanto a BHtrans não percebe, ou finge que não vê, que a população dos bairros Jardim América, Estoril, Ventosa e Nova Suissa (bairros afetados) ao invés de protestar faz o óbvio: ou compra um carro ou uma moto, ou não sai de casa! Ai começa o ciclo da mediocridade: as linhas que são absurdamente cheias começam a perder demanda por falta de qualidade, então diminui-se o quadro de horários e ela volta a ser super lotada, logo o usuário sente-se desrespeitado, perde a paciência e quando ele consegue uma graninha, um financiamento camarada, ele compra um carro!

Em Curitiba se faz o contrário, abaixa-se a passagem nos domingos para que a população seja estimulada a sair. Isso fez com que a cidade nos domingos ganhasse mais vitalidade, o comércio foi favorecido e até o "carro de final se semana" só é utilizado pra carregar compras de supermercado mesmo, isso é, quando não mandam entregar em domicílio! Isso sim é estratégia! Quem não conhece BH fica espantado quando vê o tanto que a cidade é deserta no domingo! Quem anda sábado de madrugada em alguns pontos vê mais movimento que no domingo! Essa medida pra BH cairia muito bem!

Acho que o transporte em BH só vai ser decente a partir do momento que houver um órgão que pense e cuide do transporte da região metropolitana como um todo. Ou seja, acabar com o gerenciamento da BHtrans, da transcon, etc, e pensar o transporte de maneira integrada! Porque não ter estações em Contagem, Ibirité, Betim, Vespaziano, Santa Luzia, Nova Lima, Lagoa Santa, Sabará, e tantos outros lugares interligadas entre si e ao Barreiro, Venda Nova, ao centro de BH? Porque não ter um circular Noroeste BH x Contagem, Circular Vespaziano x Sede Administrativa do Estado, troncais Justinópolis x Cidade Industrial, Terminal A x Terminal B, Estação X x Estação Y, enfim, linhas de integração formando uma grande teia que beneficiem tanto ao morador de BH (pólo metropolitano) quanto o da região metropolitana. Porque o morador do Bairro Maria Helena que mora na rua de cima em Neves tem que se deslocar pra parte do bairro em BH para não pagar uma tarifa mais cara que o vizinho de BH do mesmo bairro pra se deslocar pro centro? Isso é injusto e não operacional!

Enquanto os órgãos de transporte pensarem pontualmente, desconexos entre si continuaremos tendo duas linhas como 4405, uma do DER, a outra da Bhtrans. Já a questão da numeração, outra hora faço um testamento sobre isso, pq tá engasgado até hoje!

Um grande abraço!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O bom e velho Alpha em destaque



Saudações busólogos!
Hoje trago um bom e velho Alpha OH1621LE, velho de guerra! Em BH tivemos muitos desses: na 2210, 2214, 2215, 8001, 4801, SC04, 2402, 8802, 5510, e tantas outras linhas!!!!!!!! Dá-lhe saudade! Esse ai tá meio surradinho, o motor tá esgoelando que só! Eu vi o irmão dele o CC144 que parece estar um pouco pior, mas num consegui clicá-lo. Já ao fundo um lindo Torinão GV2 da Merecedes Benz! Creio que seja OH1621LE, mas não tenho certeza.
Lá em Curitiba eu vi muito poucos Alphas, na verdade somente dois, esse e o irmão dele CC144. Creio que os dias dele estejam contados, isto é, se já não foi substituído. Certamente deixarão muitas saudades!
Foto tirada em FEV-2010
Um grande abraço e até a próxima!

domingo, 4 de abril de 2010

Mais raridade na área



Saudações busólogos de plantão!

Taí meu presente de páscoa para vocês! Uma raridade da Redentor! Um ligeirinho Busscar Urbanuss chassi B10M!!!!! Vocês não imaginam como eu fiquei quando vi essa máquina passando! Me corrijam se eu estiver errado, mas Urbanuss B10M como esse eu só sei que existe em Curitiba. Se houver em outro lugar por favor me avisem!

Ah, essa foto foi tirada na Pça Tiradentes.

Tenham uma ótima Páscoa!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Opulência Curitibana



Saudações busólogos!!!!
Trago pra vocês, nessa primeira postagem esse é um veículo bastante especial: é um ligeirinho de Curitiba! Para quem não conhece, esse tipo de ônibus só tem portas na esquerda e só para em estações tubo. Não tem trocador! Este fica dentro da estação.
Você deve estar pensando: poxa esse cara é de BH e me posta um veículo de Curitiba?! Pois é, quem mandou só ter máquina depois de velho? E principalmente quem mandou ter máquina só depois da era de ouro da busologia em BH ter ido pro espaço? Ainda mais agora que estou morando em Viçosa fica mais difícil bater fotos em BH. Mas eu confesso que depois da cabritização da frota eu fiquei muito desmotivado, por isso não priorizei a compra de uma máquina, mas agora que ela se tornou meu instrumento de trabalho indispensável faremos um acervo bacana! Além disso, ainda há muita coisa boa por lá que merece ser fotografada!

Essa foi uma das minhas primeiras fotos, e curiosamente estreei a minha máquina em Curitiba!
Ai moçada, devo postar também algumas fotos do Vítor Rodrigo Dias extraídas do site: ohomemcueca.fotopic.net, hoje extinto, pra moçada que tá começando flagrar o paraíso que BH já foi para a busologia brasileira. Hoje, infelizmente, tem gente se contentando com 17-230EOD! Fim de carreira total!

Essa primeira postagem eu gostaria de dedicar ao Flávio Paiva, não o conheço pessoalmente, mas é um cara que vem contribuindo muito com a busologia de BH postando imagens de veículos que fizeram história na RMBH através de seu fotolog e também uma forma de retribuir a dedicatória de uma postagem que ele fez a mim no seu fotolog. Foi um vitória F113 da linha 1503! Recomendo a todos que visitem:
http://onibusnews.nafoto.net/

Dados do veículo
É um Torino GV2, eu geralmente chamo de Torino 99, pelo ano que essa carroceria foi lançada.
Chassi B10M
Prefixo AL025
O ano eu não sei informar!