quarta-feira, 30 de março de 2011

Sessão Retrô - Padron Torino GV da 5504

Saudações busólogos de plantão!

Trago nessa 2ª postagem do dia um Torino GV que rodava na 5504 B. Eu acho que é um Mercedes Benz OH1621, mas vai que seja um OH1628...? Essa linha também tinha muitos Urbanus II B58Eco. Ótimos carros a altura de uma linha tão importante que roda muito interligando o município de Caeté ao centro de Belo Horizonte.

Mais uma fotinha doida de Vítor Rodrigo Dias extraída do extinto fotolog ohomemcueca.fotopic.net
Espero que gostem!

Torino 99 OF1721 da SC02 B


Saudações busólogos de plantão!

A internet continua horrível, caindo o tempo todo e o tempo curto, mas a gente dá um jeito de atualizar. Agradeço a todos que tem dado força pro nosso blog e pra busologia em geral. Mas gostaria de fazer um agradecimento aos companheiros Douglas Eduardo e Paulo Sousa que me enviaram ótimas fotos!
Trago hj pra vcs um Torino 99 OF1721 da SC02 B prefixo 3517 que daqui a pouquinho cai fora, se já não saiu do sistema.
Um grande abraço a todos e espero que gostem!

sábado, 19 de março de 2011

Saudações busólogos de plantão!


Saudações busólogos de plantão!

Trago hoje para vocês, mesmo com a internet sofrível, uma febre de BH: CAIO APACHE VIP 2 em chassi OF1722M que rodam na 4403 A. A 4403 sempre foi uma das linhas mais fortes de BH. Quando criança eu andei em muitos Amélias dela, mas não lembro/sei o prefixo de nenhum, com exceção do Amélia I 4980 que foi postado no blog do Flávio Paiva. Na década de 90 vieram alguns Scorpions como 8479 e 8481, Vitória OF1318 de 92 8480 que terminou seus dias na 2402, Torino GV B58E, monoblocos 0-371U, dentre outras carrocerias legais.

Obrigado pelos comentários nos posts anteriores. A internet melhorando volto a comentar nos seus respectivos blogs.

Como eu tô longe de BH agora, não tô acompanhando as novidades no transporte ai, só tô sabendo que foi aprovado a construção da estação São José e da estação Pampulha, e só. Mas uma coisa eu posso garantir para vocês: É impossível voltar a ter padrons em BH se não for por força de lei. Como o poder público no Brasil costuma só endoidar de agir depois que alguma desgraça acontece ou quando a situação está insuportável ou quando por força de exigência internacional a gente tem que esperar alguma dessas coisas acontecer... Sem mais.

Espero que gostem!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Sessão Retrô - Vitória OF1115 da SC02

Saudações Busólogos de plantão,

Trago hoje para vocês que não tiveram a oportunidade de registrar esse Vitorinha OF1115 prefixo 3510 que rodou bastante na SC02. Esse ai rodou até 2002/2003. Ou seja, super expirado. Esses carros marcaram minha infância!
Atualizar continua complicado, carregar página tá sendo um suplício, mas a gente dá um jeitinho.
Taí alguns sites que eu recomendo:

http://brunofreitas.fotopages.com
http://urbanosdeminas.fotopages.com
http://adbuscoletivos.blogspot.com/
http://onibusbrasil.com/douglaseduardo/
http://arquivobus.blogspot.com
http://gracilianopassos.blogspot.com
http://classicobus.blogspot.com/
http://omelhordametrobel.blogspot.com/
http://fotolog.terra.com.br/kleissongoncalves

Visitem também os blogs listados no lado direito da sua telinha que tem muita coisa boa por lá tb.

Essa fotinha ai foi extraída do extinto blog: http://ohomemcueca.fotopic.net
Autor: Vítor Rodrigo Días


Espero que gostem!

terça-feira, 15 de março de 2011

Sessão retrô Urbanus II 0-371UL da 807 em BH

Saudações busólogos de plantão!

Devido a internet extremamente ruim a dificuldade de atualizar o blog está muito grande, mas a gente taí trazendo um Urbanus II 0-371UL prefixo 7970.
Desculpem colegas, mas ficarei algum tempo sem comentar em seus respectivos blogs, mas assim que puder tornarei a fazê-lo. Obrigado pelos comentários nos posts anteriores.

Foto de Breno, extraída do fotolog extinto BHônibus em 2006.
Espero que gostem!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Torino 2007 OF1722 da 2004 em Belo Horizonte

Saudações busólogos de plantão!

Trago hoje pra vcs um Torino 2007 OF1722M prefixo 40175 que roda na 2004. Essa linha preserva a numeração original do Probus criado em 1982. Essa é uma linha de altíssima demanda que merece muita atenção! Quanto a carroceria, ela é uma febre em Belo Horizonte. Eu acho a frente bonita, o acabamento ruim, muito frágil e a traseira é estranha. Mais uma vez o casamento traseira chapada com faróis redondos deu errado. Eu achei estranho a Marcopolo chamar de Torino uma carroceria que é a versão cabrito do Granviale. Isso me decepcionou na época. Eu esperava muito mais da Marcopolo tanto em qualidade quanto em originalidade. A Marcopolo criou uma certa identidade dos Torinos tanto que o Torino GV2 de 1999 é parecido com o GV, que é parecido com o LN que por sua vez é parecido com a primeira versão. Ela sempre manteve um traço base. Ao chamar de Torino o desenho do Granviale na versão cabrito a encarroçadora rompe com essa identidade e passa uma idéia de mediocridade, de uma espécie de auto-plágio. De 0 a 10 eu daria nota 5,0 pra ela. Melhorando o acabamento e o design da traseira essa carroceria seria uma carroceria excelente.

Espero que gostem!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Torino GV2 OF1721 1849

Saudações busólogos de plantão!

trago hoje para vocês nesse carnaval chuvoso um Torino GV2 OF1721 da São Lucas prefixo 1849 que roda na 2101 e está com seus dias contados.
No post passado eu comentei sobre o fato de nos domingos e feriados a linha 9204 não funcionar... Cara, hoje eu passei raiva demais! Tava na área Hospitar peguei o 9202 pra voltar pra casa, que deixa um pouco mais longe, não por ter muitos quarteirões, mas pq os poucos que têm são muito inclinados e estou com um problema no joelho. Nisso eu vi na Amazonas, na altura da Araguari, indo pro Sta Efigênia um 9204 (linha que pára não mais perto, mas em uma região mais plana, mais fácil para mim.)... ou seja, hoje o 9204 estava atendendo ao Estoril! Velho, é pra ficar revoltado! Parabéns BHTRANStorno, cambada de pau mandado de empresário de ônibus, vocês conseguiram transformar a 9204 numa linha inconfiável! Parabéns por desvalorizá-la nos fins de semana e feriados! Numa segunda de carnaval em BH em que nem o Extra 24hs tá funcionando, nenhuma alma penada a gente encontrava na rua, havia em média 3 veículos veículos parados por semáforo eu iria imaginar que a 9204 iria rodar normalmente?! Eu realmente não sei o que vocês ganham com isso!

Eu conversei uma vez com um trocador da 4403 sobre as janeladas que os motoristas de vez enquando dão nos passageiros, em que nisso as empresas deixam lucrar. Um exemplo disso: A 4403 é uma linha de alta demanda que se sustenta pelo transporte dos moradores dos bairros da região do Serrano que não têm muita opção de escolha. Essa galera é cliente "fiel" (pq não tem opção) que ancora a linha e garante a comissão da empresa, mas quando o passageiro do "meio do caminho", como os moradores do Padre Eustáquio ou Carlos Prates, que tem muitas opções de linhas, opta por subir na 4403 pra ir pros hospitais, por exemplo, ele tá dando lucro pra empresa, tá garantindo um outro tipo de vitalidade da linha. Linhas como a 9204, por exemplo, talvez não tenham tanta demanda no Estoril, ou na Ventosa, ou no Jardim América pra rodar no domingo (coisa que eu não acredito) na Zona Oeste, mas e o "povo do meio do caminho"? Aquela galera que pega ônibus na Francisco Sales pra decer perto da Barbacena não conta? Ainda mais que não há circulares no domingo. É total falta de visão tanto da BHTRANStorno quanto dos consórcios (empresários), ficar aleijando linhas pq o "povo do meio do caminho" perde a confiança nelas.

Eu não sei se vocês já pararam pra pensar nisso: como usuário do meio do caminho quais são os critérios que você usaria pra escolher uma linha para chegar ao seu destino?
Eu vou listar os meus sem colocá-los em ordem de importância porque as nossas conveniências variam de acordo com as nossas necessidades:
-Freqüência
-Preço baixo - caso das circulares e motivo pelo qual DER sempre perde pra BHTRANS

-Pontualidade - A 8203, por exemplo, é a linha mais fácil pra mim, mas não da pra contar com ela se você tiver um compromisso importante.
-Trajeto
-Lotação
-Conforto do veículo (isso não é coisa só de busólogo, já vi muita gente esperar o próximo por não suportar veículos de 2 portas, principalmente cheios)
-Vitalidade/Confiabilidade - A 1207 é insuperável. Pergunte pros seus amigos e parentes: Que ônibus passa na Antônio Carlos? Compare as respostas... Linha TOP OF MIND! Na dúvida é sempre ela que resolve! Antônimo de confiabilidade: 9204, graças a BHTRANS!

-Segurança - Linhas como 9412, que já melhorou bastante, 9214, 9208, dependendo do horário tem gente mal encarada demais, gente que não paga passagem, gente que conversa uns papos bravos e não tem jeito, a gente se sente desconfortável. Quero deixar claro que não tenho má vontade com os bairros atendidos pelas linhas citadas, a gente sabe que toda linha está sujeita a assaltos, a problemas com usuários diversos, mas algumas são mais problemáticas e não podemos fechar os olhos pra isso, muito menos aceitar que continuem assim.

O usuário do "meio do caminho" pode ser sim uma fonte de vitalidade de várias linhas de baixa demanda. Pra início de conversa, as linhas de baixa demanda atendem um critério importantíssimo desse tipo de usuário: baixa lotação.
Eu já disse em posts anteriores e vou repetir: em Curitiba a passagem no domingo é mais barata e deu certo! O comércio, o teatro e o cinema faturam mais, o BRT anda cheio e os parques lotados. Isso é vitalidade! A gente tem que pensar melhor nisso!

Espero que gostem!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Apache S22 OF1722M da 9204


Saudações busólogos de plantão!

Trago pra vcs 2 Apaches S22 da Betânia que rodam na 9204. No primeiro post sobre a linha critiquei a ausência dela nos finais de semana para a região do Estoril. Até hoje eu não sei qual a vantagem das linhas R no fim de semana. As desvantagens eu sei de cor! Até pq é menos uma opção pra mim no domingo. Quanto a carroceria, o legal é a polêmica do momento: qual carroceria da CAIO p/ cabritos é a mais legal? Apache S22 ou Apache VIP 2? O meu voto é o VIP 2, por causa da traseira dele que eu acho mais harmônica com o todo.

Espero que gostem!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Torino 99 OH1420 da 8208 em BH

Saudações busólogos de plantão!

Pra garantir o post de hoje trago um Torino GV2 OH1420 prefixo 0821 que roda na 8208 de Belo Horizonte operada pela Viação Auto Omnibus Nova Suissa.
Obrigado pelos comentários dos posts anteriores! E respondendo ao Caio: Velho, eu realmente não sei. Parece que sim, mas como a Transimão não dá manutenção no veículo é difícil dizer, só um motorista mesmo ou alguém que já teve contato pra te responder.

Foto de José Alexandre
Espero que gostem!