Saudações busólogos de plantão!
Eu não sou muito a favor de reencarroçar veículos, mas no caso de veículos como o Torino B7R da foto abro uma exceção, pois seria um desperdício muito grande um chassi desse parar num desmanche. É algo irreal pra qualquer cidade no Brasil, inclusive São Paulo, Porto Alegre comprar indiscriminadamente pisos baixos e depois de 10 anos "jogar fora" (vender a preço de banana para um desmanche). O preço deles é aproximadamente 3 vezes maior que o preço de um cabrito de 12m. São Paulo, por exemplo, não tem pisos baixos a toa, e repara que o preço da passagem lá é absurdo e qualidade do serviço ainda é sofrível! Andar de ônibus lá é tenso! Mas vamos deixar São Paulo pra outro capítulo. Reencarroçando um veículo como esses dá para otimizar melhor o espaço interno e manter os benefícios que só os piso baixo oferecem, até porque quando a gente fala em acessibilidade não nos referimos exclusivamente aos cadeirantes, mas todas as pessoas com mobilidade reduzida. Atualmente, como estou com o joelho machucado, eu me enquadro nessa categoria. Minha avó, idosa, que já teve problema no joelho, também se enquadra. O piso baixo para quem tem mobilidade reduzida é o que há.
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Respondendo ao questionamento do Douglas no post anterior:
Em Curitiba primeira letra do prefixo dos carros refere-se a empresa, a segunda refere-se ao tipo de linha que ele realiza se é troncal, interbairros, comum, ligeirinho, alimentador, bi-articulado, etc.
Nas linhas metropolitanas os dois primeiros números indicam a empresa, a letra indica o tipo de linha que ele faz e os dois ultimos algarismos apenas servem pra identificar o carro.
Repara essa lista de ligeirinhos:
AL--- Auto Viação Marechal
BL--- Transporte Coletivo Glória
CL--- Auto Viação Nossa Senhora da Luz
DL--- Empresa Cristo Rei
EL--- Auto Viação Nossa Senhora do Carmo
GL--- Viação Cidade Sorriso
HL--- Auto Viação Redentor
JL--- Auto Viação Água Verde
LL--- Auto Viação Curitiba
ML--- Auto Viação Mercês
Metropolitanos
15L-- Leblon Transporte de Passageiros
16L-- Viação Tamandaré
17L-- Expresso Azul
18L-- Auto Viação Santo Antônio
19L-- Transporte Coletivo Araucária
20L-- Auto Viação São josé dos Pinhais
21L-- Auto Viação São Braz
22L-- Viação Campo Largo
Bi-articulados
BD--- Transporte Coletivo Glória
GD--- Viação Cidade Sorriso
HD--- Auto Viação Redentor
LD--- Auto Viação Curitiba
Metropolitanos
16D-- Viação Tamandaré
17D-- Expresso Azul
18D-- Auto Viação Santo Antônio
19D-- Transporte Coletivo AraucáriaEspero que gostem!
Realmente é de partir o coração mandar um desses para o desmanche.
ResponderExcluirE na SC04 ea para ser uma linha com bastante articulado, já que ela liga os Hospitais à Rodoviária, logo temos de tudo nessa linha, idosos, cadeirantes pessoas com malas etc....
Elevadores nem sempre funcionam adequadamente e às vezes quem necessita do elevador acabem ficando incomodados já que muitas vezes pessoas desinformadas os olham culpando pelo motivo do atraso da viagem...
Valeu Guilherme pelos esclarecimentos, meio que confusa essa identificação dos ônibus. Creio que se utilizassem de 6 algarismos seria bem mais interessante, tipo o primeiro identifica o tipo de serviço, os dois seguintes a empresa e os 3 últimos a identificação do veículo.
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