quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bi-articulados de Curitiba




Saudações Busólogos de Plantão!

trago hoje dois veículos que brilham no BRT de Curitiba.
O VD 970, um Torino LS B58 bi-articulado e um Millennium 2 B12M TX bi-articulado de 25 metros o BD140.
Os ônibus vermelhos de Curitiba são os veículos do BRT (sistema de transporte cujos ônibus trafegam em pista exclusiva, o embarque é feito em plataforma pela direita do veículo, tanto nas estações convencionais quanto nas estações tubo, espalhadas pela cidade, não há cobradores, a passagem é cobrada na estação, o passageiro desde que não saia da estação pode fazer quantas conexões desejar sem pagar a mais por isso e o próprio veículo possui um sistema de som que avisa qual é a próxima parada. O serviço é bem similar a um trem urbano.)

O Douglas me perguntou se os ônibus cinzas, se possuem portas a esquerda. Sim, possuem. Esses são os ligeirinhos. Têm algumas características semelhantes aos vermelhos como embarque em plataforma em uma estação tubo ou estação convencional, sistema de som que avisa a próxima parada, possibilitam fazer conexões sem pagar a mais, no entanto o embarque é feito pela esquerda, eles circulam nas vias comuns, possuem poucas paradas e são mais rápidos que os convencionais.

Espero que gostem!
Falou!

Um comentário:

  1. Belo registro Guilherme! Pelo que vejo, o transporte coletivo de Curitiba é bem eficiente né. Estou louco para que esse BRT chegue aki em Belo Horizonte. Do jeito que as coisas vão vai ser difícil mas que sabe né rsrs.
    Ah! Muito obrigado por tirar minha dúvida.

    http://fotolog.terra.com.br/belvederecoletivos

    http://www.belvederecoletivos.blogspot.com/

    ResponderExcluir