terça-feira, 27 de julho de 2010

Caio Alpha 0-371UL da 5514



Saudações busólogos de plantão!

Trago hj uma carroceria muito bonita sobre um chassi muito simpático:
Carroceria Caio Alpha
Chassi 0-371UL
Prefixo: 29291
Quando eu morava no Carajás, eu pegava muito um carro semelhante o D171 que rodava na 4402 Conj. Carajás, e quando eu vi essa foto realmente bateu aquela nostalgia.

A linha 5514 foi uma das mais importantes linhas da Região Metropolitana de BH, e com a reformulação do DER-MG todas as sublinhas foram separadas e ganharam uma numeração própria.
São elas:
5405 - Fortaleza/BH
5410 - Paraíso das Piabas/BH
5415 - Suely Via Cristiano Machado/BH
5420 - Residencial Sta Helena/BH
5450 - Jardim Primavera Via Cristiano Machado/BH
5460 - Inácio Carvalho/ Venda Nova / Estação Vilarinho
5470 - Suely / Venda Nova / Estação Vilarinho
5475 - Fortaleza/ Venda Nova/ Estação Vilarinho
Pra vcs terem idéia da demanda que a 5514 tinha, havia um Vitória B58E articulado circulando nela.

Eu não poderia deixar de comentar:
A única lógica na numeração nova do DER é que o 1º número indica qual o consórcio que a linha pertence. (Grandes coisas. =/ Facilitou demaaaais a vida do usuário.)

Observação:
Aqui em BH, o número é importante demais, pois os pontos de ônibus não indicam o nome da linha, mas a numeração dela. Ou seja, se você quizer ir ao Buritis, ou vc pega a alimentadora 205,
ou a 8203 (antiga 1209), ou a 5201, ou a 9206 e cada uma faz um percurso diferente. É muito comum linhas de mesmo nome não atenderem convenientemente os moradores do mesmo bairro, ainda mais porque a topografia de BH é muito acidentada. Um exemplo disso: Quando você vê no Google Earth que a distância de um lugar pro outro poraqui é de apenas 3 quarteirões (aproximadamente 600m), é preciso desconfiar do fator vertical. Existem muitas com ruas poraqui com mais de 100% de inclinação (ou seja, mais de 45º - recomenda-se inclinação máxima de rua = 15%, em alguns lugares permite-se no máximo 20%), portanto 3 quarteirões poraqui podem judiar bastante da sua fadiga. Carrinho de rolimã poraqui é esporte radical! Rsrs!

Ah, completando a informação:
Essa numeração ai: 5514, vem do antigo sistema da Metrobel (Ê saudade!) cujos dois primeiros nºs significam os corredores ou adjacências em que o veículo passava e os dois últimos marcavam a identidade da linha.
1- Av. Amazonas, Via Expressa ou Platina.
2- Av. Antônio Carlos
3- Av. Pedro II, Av. Presidente Carlos Luz
4- R. Padre Eustáquio
5- Av. Cristiano Machado
6- Rua platina, Via Expressa (1 e 6 são as confusões do sistema)
7- R. Niquelina, Av. dos Andradas
8- Av. Silviano Brandão, Av. dos Andradas
9- Av. Prudente de Morais, Av. Raja Gabaglia
0- Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Afonso Pena
O sistema era radial, ou seja, tudo convergia para o centro.
Portanto:
O 5514, vai pro centro pela Cristiano Machado e volta pela mesma avenida.
O 1207, sai do Betânia vai pela Amazonas pro centro e segue até o outro ponto final no Sta Mônica pela Antônio Carlos. Na volta faz o inverso.
Fácil, não?

Pois é... se eu começar a criticar o DER neste log eu vou ficar até amanhã, então farei isso em doses homeopáticas.
Então, falou pro'cês, e até a próxima cacetada no DER-MG!
Espero que gostem!

3 comentários:

  1. Amigo, só pra complementar a 5514 tb tinha o ramal Evereste:
    5465-Evereste/BH

    ResponderExcluir
  2. Correção:

    Os corredores do sistema PROBUS são estes:

    1- Av. Amazonas e Via Expressa
    2- Av. Antônio Carlos, Av Pedro I, Rua Padre Pedro Pinto
    3- Av. Pedro II, Av. Presidente Carlos Luz
    4- R. Padre Eustáquio, Rua Pará de Minas, Av Abílio Machado, Av Brig. Eduardo Gomes
    5- Av. Cristiano Machado, Av Vilarinho
    6- Rua Platina, Rua Campos Sales
    7- R. Niquelina, Rua Juramento
    8- Av. Silviano Brandão, Rua Gustavo da Silveira, Av. dos Andradas
    9- Av. Prudente de Morais, Av. Raja Gabaglia, Rua Carangola, Rua Leopoldina
    0- Av. Nossa Senhora do Carmo, Av Cristóvão Colombo, Av. Afonso Pena

    Não Havia confusão alguma neste sistema, o que era diferenciado,era o itinerário das linhas 1112 A/B, 1122 A/B/C e o ramal 1184 B das demais linhas que passavam pela a Av Amazonas. Estas linhas,seguiam pela a Av Amazonas até a Rua Monte Simplon e passavam pela as Ruas Campos Sales e Platina em direção ao Centro e no sentido bairro tambem atendiam as Rua Platina e Campos Sales e seguiam pela a Av Amazonas a partir da Rua José de Alencar.

    Teve tambem a linha 2602 Que no Sentido Salgado Filho / Ermelinda tinha este itinerário: ...Rua Olinda, Av Amazonas (Viaduto),Rua Viamão... (Itinerário da atual linha 4205)

    ResponderExcluir