quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Torino 99 OF1721



Saudações busólogos de plantão!

Trago hoje um carro legal! Um OF1721, chassi que considero melhor que seu sucessor, o OF1722M. O q o Of1721 tem demais? Eu respondo: nada. Tem um ronco bacana, mas é cabrito.
Então pq eu prefiro ele ao OF1722M? Simples: Mais resistente, tem um ronco mais forte, anda mais, treme menos, 6 cilindros... O OF1722M é mais econômico, excelente pras empresas, pro meio ambiente tb, mas como dizem que mineiro num olha, espia, eu ainda estou com os dois pés atrás com ele... motorzinho de secador de cabelo de 218 pangarés (cavalos). O Of1721 era 218 cv tb, mas parece que eram manga larga, sabe? rsrs

A linha 2103 é uma linha de baixa a média demanda que faz concorrência burra com a 2152, que faz metade do itinerário em comum, atendendo usuários em comum. Demora pra caramba... é horrível. E a frota então... uma lástima! Pq eu digo que a concorrência é burra? Simples: as duas demoram exageradamente e passam em horários parecidos. Esse veículo é o melhorzinho da frota. O resto nem merece ser citado. No sistema probus da Metrobel seu número era 6002. 6 - Rua Platina (Zona Oeste), 0 - Cristóvão Colombo (Savassi - Centro Sul), pelo projeto BHBUS da BHTRANStorno passou a ser 2103 2 - Região Oeste, 1 - Região centro-sul. A mudança da numeração não alterou praticamente nada na linha, só fez as pessoas ficarem confusas em 98, mais nada. A estrutura permaneceu a mesma da metrobel.

Qto ao veículo:
Torino GV 2 (Eu o chamo de Torino 99) OF1721 ano 2003/2004 prefixo 1850
Empresa: Coletivos São Lucas

No mais espero que gostem!

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem Guilherme! Particularmente sou apaixonado pela Mercedes_Benz e gosto muito do OF-1722, mas eu prefiro mil vezes o OF-1721. Acho muito bacana o roncado dele e, como você já disse, ele é mais resistente.
    Sobre o seu segundo parágrafo, eu já cansei de tentar enteder a BHTRANStorno. Ela está deixando o nosso transporte coletivo morrer na praia sem tomar nenhuma providência. Pelo que vejo, o transporte coletivos de BH parou, não vai mais pra frente, paramos nos cabritos. Eu acho que a BHTRANS não devia deixar chegar a esse ponto.

    Abraços!

    http://belvederecoletivos.blogspot.com/

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  2. Vale a pena lembrar que a linha 6002 de 1994 até a entrada do BHBUS EM 1998,tinha 18 veículos e rodavam 17 veículos de 8 em 8 minutos de 06:00 AS 19:00 e rodava de 20 em 20 minutos nos demais horários (Dias úteis)
    Nesta época não tinha a linha
    Salgado Filho / Cruzeiro que foi criada em 1999 a partir da extensão do itinerário da linha 2152 que havia sido criada em 1998 como: Nova Suiça/Cruzeiro e nesta época, foi impedida de circular uma outra linha: 2106 Salgado Filho/Cruzeiro que iria atender uma parte da região do Nova Suiça (Rua Açuçena). Atualmente não há como se fazer concorrência da linha 2103 com a linha 2152 pois são operadas pela a mesma empresa a Coletivos São Lucas.

    O único aumento consideravel da frota operante da linha 2103 é aos Domingos e Feriados que até em 07/2001,eram apenas 2 (dois) veículos neste dia que rodavam de 40 a 45 minutos (frequência entre as viagens),pois o tempo da viagem completa,era menor (1:25 a 1:30)

    Atualmente são 4 (quatro) veículos de manhã e um pico de 5 (cinco) veículos das 17:00 as 19:00 e que rodam o dia todo de 30 em 30 minutos e em algumas faixas de horário de 20 em 20 minutos,isto significa que o tempo da viagem completa é maior (1:50 a 2:00)

    Nota I: Qualquer aumento de frota, é contra o que é apregoado pelo o BHTRANSTORNO,que é a redução constante da frota das linhas do sistema,até atingir a meta da não operação do sistema aos Domingos e Feriados.

    Nota II: A Lei que foi aprovada em 2003,para impedir intervalos maiores do que 30 minutos foi feita para freiar a ganância da BHTRANSTORNO no que se refere a reduzir viagens,linhas,e veículos constantemente e é bom lembrar que a grande maioria das linhas de BH só tem ônibus de 30 em 30 minutos,durante o dia (entre os horários de pico),não importando mais qual é o dia da semana.

    Obs: A Frota de BH e da RMBH atualmente é apenas 35 % da frota que operava nos tempos da METROBEL E TRANSMETRO (1982 a 1991) e BH tinha o melhor sistema de transporte público do mundo,numa época que mesmo tendo computadores e que não havia internet,o sistema,era muito mais organizado,com tarifas justas (pois existia a CCT - Câmara de Compensação Tarifária),que garantia o equilíbrio para todo o sistema que era de fácil entendimento para todos.

    Outras OBS: na época da Câmara de Compensação tarifária,nem os operadores e nenhuma empresa do sistema tinham prejuizo,pois as linhas superavitárias (alta demanda) custeavam as linhas deficitárias (baixa demanda),de modo que tudo era distribuido em partes iguais não importava a categoria da linha se esta linha era SERVIÇO AUXILIAR
    ( RAMAL SA ),SERVIÇO CIRCULAR ( LINHAS SC ),DIAMETRAL,SEMI EXPRESSO OU EXPRESSO),de modo que a tarifa que era menor mas justa,tinha apenas 4 faixas de preço já que a tarifa das linhas auxiliares (RAMAL SA) era a mesma das linhas circulares (SC).

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