domingo, 10 de outubro de 2010

VIALE OF1722 da 2234

Saudações busólogos de plantão

Trago hoje um veículo de uma carroceria que eu pago pau: MARCOPOLO VIALE! Na área da arquitetura um tal de Vitrúvio na idade média deu uma "fórmula", um tripé que foi a base da Arquitetura Clássica: utilitas - funcionalidade, venustas - beleza e firmitas - solidez (resistência). Não vejo a busologia muito diferente disso. Por isso gosto do Viale! Ele dá conta do recado, é resistente e seu design é muito doido, diferente das suas irmãs que faltam algum desses detalhes. A maior prova da força do Viale é o tempão que ela foi produzida! Das carrocerias da Marcopolo fica atrás só do Torino GV 2, na minha opinião. Já o chassi... motorzim de secador de cabelo...

Pro Vitrúvio não existia um item mais importante, os três pés do tripé deveriam ser contemplados e estar equilibrados. Pra mim a busologia é a mesma coisa. Por isso quando critico o GranMidi, ou o Citmax, o novo Torino, dentre outras sou tão incisivo. O monobloco Mafersa M210 por exemplo tinha utilitas (conforto necessário - neste caso) e firmitas (resistência), mas eu o achava feio que dói, tanto que preferia ver o chassi em outras carrocerias como o Svelto, o Padron Rio, o GLS ou o Urbanus 2. Em outras palavras, da mesma maneira que não adianta ser resistente e confortável, mas não ser bonito, não adianta ser bonito, mas faltar qualquer um dos outros itens.

Linha: 2234 Jaqueline - Centro
Carroceria: Marcopolo Viale
Ano: 2005
Chassi: OF1722M
Prefixo: 09848
Foto: minha mesmo

No mais, espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário