terça-feira, 10 de maio de 2011

Urbanus II 0-371UL da 5201

Saudações busólogos de plantão!

Desculpem a demora em atualizar, mas as coisas estão cada vez mais difíceis para atualizar... a internet tá ruim, meu tempo tá minguando (aí quebra com a seleção das fotos) com essa vida de estudo e estágio. O bacana é que tá rolando de estudar bastante os sistemas BRT, VLT, estações intermodais e essas paradas legais que vão além da busologia. Tô caminhando pra transformar meu hobby no meu trabalho! Isso é o que há! No site do ministério das cidades tem um manual gratuito em pdf, que qqer um pode baixar, de como fazer um brt. Divirtam-se! http://www.cidades.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=128&Itemid=155 Tem estudos de casos de várias cidades, vários detalhes técnicos, algo em torno de 900 páginas em tamanho A4...

...mas tem muita figura, rs! Falando sério, não é nada de outro mundo, não! Podem conferir que dá pra qualquer busólogo entender. Bem, mas como busólogo não é só admirador de ônibus, na verdade o puro admirador deveria ser chamado de busólatra ou coisa parecida, afinal a gente se interessa pelo sistema de transportes inteiro, tanto que olha do lado direito da sua tela a porrada de sites irmãos sobre a metrobel, a gente estuda eficiência do transporte, a história do transporte, o sistema de transporte, etc., o manual fica mais fácil de entender! Tem outros manuais legais que vcs podem conferir sobre outros meios de transporte, acessibilidade, etc.

Voltando a pura busolatria
Foto de hoje:
Um belo Urbanus II 0-371UL da Auto Omnibus Nova Suissa que roda na linha 5201 da BHTrans em BH
Foto de José Alexandre extraída do seu extinto blog: http://onibusbh.fotopic.net

Espero que gostem!

2 comentários:

  1. Eh... É muito legal estudarmos um assunto que interessamos. Eu mesmo comecei a ver uns tópicos na internet sobre esse sistema BRT e sobre os sistemas de transportes de algumas cidades e gostei bastante. Sobre esse link, vou dar uma olhada nele e ver como é.
    Sobre a foto, eu adorava esse carro, principalmente que é minha carroceria favorita. Na linha que atende meu bairro (4802A) tinha 4 desses e mais uns 10 sobre OH-1621L, eram bons d+. Da Nova Suissa eu lembro também de um Mafersa que rodava na linha 4150. Gostava de ouvir o roncado dele.

    Abraço!

    http://consorcioonibusbh.blogspot.com/
    http://itapagipetransportes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. um desses Urbanus II O371UL da então Viação Nova Suíça fez parte da matéria da revista Technibus em 1998, numa matéria sobre o BHBus, e essa configuração fez história tb na finada 1113, nos tempos áureos do Expresso Transamazonas onde padron só chegava de baciada (monoblocos O371, esses Urbanus O371, os OH1621L e Urbanuss OH1621LE automáticos), que a Saritur teve o gostinho de destruir... Saudades!

    ResponderExcluir