sábado, 25 de junho de 2011

UrbanusS VOLVO B7R da 3503


Saudações busólogos de plantão!

Trago pra vcs um busão que a muito nos deixou e a cada dia que passa a gente fica com mais saudades! Esse ai é um belo Busscar Urbanuss VOLVO B7R de 1998 prefixo 2507 que tava rodando na Coletur. Excelente veículo! A frota da 3503 era incrível! Era composta em grande maioria por veículos como esse, Urbanus II OH1621, Cidade OH1621 e Torino GV B58. Bons tempos!
Dedico essa postagem a Paulo Sousa e ficam aqui os agradecimentos por compartilhar comigo um ótimo material já faz um bom tempo e me falou sobre o seu amor a essa linha!

Espero que gostem!

Foto de Vítor Rodrigo Dias

3 comentários:

  1. Fala Guilherme!
    Cara, meus olhos encheram de lágrimas quando vi essa foto aqui! Putz, que saudades destas máquinas, teve um período, durante a renovação do final da era probus e inicio do BHBUS 1 que a linha só teve carros dessa configuração. Era lindo você ver uma máquina como estas subindo a Cristiano Machado de 4ª deixando muitos OH1621L pra trás! Eu moro no S. Gabriel, que sempre foi o outro final dessa linha, e tem um morro na Rua Lajedo que essa máquina saia de uma curva e entrava nela de 2ª e no meio do morro, como seria comum a esses MALDITOS CABRITOS OF1722M/59 que mantém a 2ª chorando e esperniando, ele pedia a 3ª! ISSO MESMO, TERCEIRA! Cara, saudades da era Probus e BHBUS 1, pois só tinhamos máquinas rodando aqui. Eu que sempre pensei que a hegemonia da Mercedes iria vigorar aqui e que os últimos Padrons seriam os OH1621, mas contabilizando em outros blogs e andando nas ruas, vi que a Scania é o chassi mais predominante e que te remete a uma época de OURO! Só temos Mercedão OH na Saritur e suas empresas, agora Scania temos alguns rodando pela Rodap no 1207A e no 5201 que são os 04XX ou 004XX, temos os da Salvadora Transportes(Ex-Transluciana) que rodam sob os prefixos 565X ou 0565X e ainda temos alguns rodando na RMBH sob o prefixo 770XX. Ao todo, que consegui contar, ainda temos pra base de uns 10 a 15 Scanias no total e alguns raríssimos, mais que raríssimos B7R(atual B290R) e na Santa Edwiges temos alguns B58ECO. Bom...deixo aquele abraço, e em agradecimento ao post, dedico o comentário a esse busólogo(que como eu) está revoltado com a cabritização mineira!
    Abração meu Velho!

    ResponderExcluir
  2. Depois de 98 ficou muito complicado para as empresas adquirir veículos nos padrões exigidos pela BHTRANS, que era grande maioria ser piso baixo e uns poucos serem padrons normais. Como a Mercedes não tinha pb nessa época no Brasil foi um mercado restrito a Scania e a Volvo. Logo, hoje o B7R piso baixo e o L94UB são os ultimos padrons a sairem de circulação por serem os mais recentes. Mas BH sempre foi mercedista, o legal é que a volvo sempre esteve presente, os scanias eram menos e marcavam presença e volks era raridade (ainda bem, praquela época). Viação Carneirinhos, Expresso Radar, São Geraldo, Nova Suíça, Santo Agostinho, Pampulha, Transimão (tinha uma qtd razoavel de scanias), São Pedro, Cruzeiro (tinha alguns B58), Avenida, Sagrada Família, Itamarati, Sandra, Anchieta, Emitur, Betânia (apesar de alguns M210, B58) dentre tantas outras eram predominantemente mercedistas. Algumas empresas gostavam de mesclar chassis como a Metropolitana, Novalimense, Meier, Euclásio, Lux, Venda Nova, Viasul, Rodap, Tripuí, Gematur, Paraense que tinha muitos scanias em algumas linhas e volvos,o grupo da Zurick (Progresso, Zurick, São Lucas e Coletur), dentre outras. O grupo treviso era volveiro, (Torres, Santa Edwiges, Novo Retiro), a São Gonçalo também era predominantemente Volvo. A Serra Verde predominantemente Scania. Enfim, a maioria dos padrons era mercedes. Tivemos muitos monoblocos 0-371U nas linhas centrais, Urbanus II OH1621L foi uma febre, Torino GV em Volvo B58 e a partir de 98 os Urbanuss B7R tornaram-se maioria pra sua época.
    No geral BH era bem mais mercedes que volvo e bem mais volvo que scania e bem mais scania que volks.

    ResponderExcluir
  3. Aê Cara, verdade o que você disse, BH sempre foi muito mercedista e isso se comprova nesta maldita cabritização. Me passa seu msn pra gente trocar aquela ideia sobre o transporte em geral, pois como você mesmo disse, busologo é quem conhece a fundo o sistema inteiro e não só motores, linhas ou carrocerias e sim que sabe como a coisa funciona e pensa numa maneira de melhorar a porcaria toda!
    Abração meu velho!

    ResponderExcluir