terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sessão retrô - Uma cena pitoresca!

Saudações busólogos de plantão!

Trago pra vcs um veículo bastante incomum! Um Caio Alpha Mercedes Benz prefixo E921 que eu não atrevo a dizer o chassi, pois apesar de ouvir falar que é um OH1621LE, ele tem características diferentes dos demais alphas como os pára-choques iguais aos dos Alphas 0-400UPAs que rodaram em SP. Outra característica é o prefixo iniciado pela letra E diferente dos demais que iniciavam com a letra B. Na 1155 tinha um desses. E curiosamente, os dois veículos eram muito difíceis de vistos!

Nunca andei nesse veículo, infelizmente! Mas achava interessante a aparência dele, apesar de preferir as características dos OH's 1621 tradicionais. A 1126 era uma linha que tinha um frota interessante da RMBH e era composta basicamente por carrocerias BUSSCAR. Tinha Urbanus Volvo B58E, Urbanus II B58E, UrbanusS B7R, um Alpha como esse, Caio Apache S21 Of1721, um Caio Vitória OF1620, Svelto 2000 OF1721 e atualmente imperam Torinos 2007 OF1722 e uns poucos Viales OF1722M.

Um grande abraço a todos!

Foto de Vítor Rodrigo Días
Extraída do extinto blog: http://ohomemcueca.fotopic.net



9 comentários:

  1. Os Primeiros veículos da frota da linha 1126 foram estes (até em 1994):

    6800 - Caio Gabriela LPO 1113 Ano 1977
    6802 - Ciferal Tocantins Ano 1978
    6801 e 6803 - Caio Amélia MBB OF 1113 Ano 1984
    6802,6804 e 6805 - Caio Amélia MBB OF 1113 Ano 1985

    6806,6807 e 6808 - Marcopolo Torino G3 MBB OF 1113 Ano 1984 estes veículos foram repassados em 1985 para a linha 1118 B Bernardo Monteiro/Cidade Industrial que em 1988 passou a ser a linha 1165

    6809,6810,6811,6812,6813,6814,6815,6816,6817,
    6818,6819 e 6820 - Caio Amélia MBB OF 1113 Ano 1986 (Adquiridos na época juntamente com os veículos: 6821,6822,6823,6824,6825,6826,6827 e 6828 que foram para a linha 1138 e depois esta linha foi repassada juntamente com a linha 1102 para a Expresso Luziense ainda em 1986

    Considerações: Os Veículos 6803,6809,6812 e 6820 já foram envolvidos em acidentes e cairam no arrudas em diferentes épocas
    o veículo 6812 teve perda da carroceria e foi reencarroçado como sendo um ciferal tocantins com a numeração 4076

    Em 1992 Houve a 1ª enovação da frota desta linha com os Veículos:
    7579,7580,7581,7582,7583,7584,7585,7586,7587,
    7588,7589,7590,7591,7592,7593 e 7594 - Caio Vitória MBB OF 1318

    entraram semi novos vindos de Itabira MG os veículos: 7576,7577 e 7578 Ciferal Padron Rio MBB OF 1318

    Para Aumentar a frota desta linha entraram os veículos: 7540,7541,7542,7543,7544,7545 7546 e 7547 Busscar Urbanus MBB OF 1318 - 1993

    Em 1994 entraram os dois primeiros motor trazeiro da linha: os veículos 7548 e 7549 Busscar Urbanus Volvo B 58 E.

    Em 1994 teve a alteração da numeração dos veículos que passaram a ter a letra B e três números

    em 2004 passaram a ser numerados com o código 10 e três números

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  2. Outro detalhe: o veículo 4076 era da linha 1142 quando foi retirado do sistema mas somente a carroceria deste veículo é que foi aproveitada no reencarrocamento do chassi do veículo 6812 da linha 1126.

    Pouco tempo depois,entrou um outro veículo que era o 6121 da linha 1116 com sendo o veículo 6812 Carroceria Ciferal Tocantins e ficou sendo um veículo reserva da linha 1126.

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  3. Amigo Guilherme, ótimo registro deste carro exótico. Segundo informações do nosso amigo Flávio Paiva ele é um OH-1621 automático - Ex Trell do Rio de Janeiro.

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  4. Esse é um OH-1621 Mesmo, a TREL do Rio de Janeiro sempre comprava Alpha nessa, configuração. A alcino tambem teve desses

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  5. Muito interessante saber que a EXDPRESSO LUZIENSE ja teve linhas em contagem de acordo com o anonimo acima.

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  6. eu acho que ele esta se referindo a transnazaré, que eu me lembre a Luziense nunca teve linhas pra aqueles lados,

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  7. As Linhas que a luziense operou em contagem foram estas:

    1102 - Santa Cruz/Cid.Industrial/Industrial Novo (Atual Linha 7955)
    em 1989 esta linha foi repassada para a Expresso Riacho,
    em 1995 esta linha foi repassada para a Transcbel e em 2010,esta linha voltou para o Grupo da São Gonçalo (Empresa Transvia)

    1138 - Santa Cruz/Belo Horizonte (Atuais Linhas: 7900 e 7905)

    Em 1989,esta linha foi repassada para a Expresso Riacho
    Em 1992,esta linha foi repassada para a Coletivos Santa Marta (Transmoreira) e continua sendo operada por esta empresa atualmente.

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  8. A Transurbe operou as linhas:

    1109 A/B,1128,1152,1189 e 1804

    Em 1985 a Transurbe repassou a linha 1189 para a Expresso Transamazonas e esta linha foi repassada para a Asa Norte em 1991

    A Transnazaré operou as linhas:

    1122 A/B,1135 e 1146 A/B

    As empresas: Transurbe e Transnazaré foram cassadas (Banidas do sistema) em 01/03/1989

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  9. Já usei muito a linha 1126. Recordo-me bem dos estilosos Caio Amélia MBB. A frota foi se aperfeiçoando no decorrer do tempo, chegando a ter, inclusive, um raríssimo (para a RMBH e mesmo a própria BH) Caio Vitória Ford, de pára-brisa inteiriço (sem divisão no meio). Nos anos 90 passou a contar com uma frota padronizada, composta, basicamente, de Volvos B58/B58 ECO Urbanus II e III. Urbanuss 99 (Volvo B7R e MBB automático que passou a ser manual pouco depois). Com o advento da reformulação do sistema de transportes, arriscou-se em alguns poucos Caio Apache S21 e hoje conta com uma frota basicamente Marcopolo (Torino e Viale) MBB dianteiros. Era, sem dúvida, a linha mais bem equipada de BH e região quando tinha só Volvo nela. Bons tempos!
    Em tempo: Esse "espécime" Alpha rodou pouco tempo. Não basta o prefixo exótico, E921, o chassi era curto demais e de motor traseiro, novidade até então. Era pé de boi toda vida e muito desconfortável. Acho que não chegou a compor a frota nem por 1 ano. Pela pintura, creme e vermelha, deve ser um carro de 1996 rodando em 1999/2000.

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