quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia do motorista, do busólogo e de Torino GV B58


Saudações busólogos de plantão!

Para comemorar o dia do busólogo trago hoje pra quem não teve a oportunidade de fotografar ou adquirir arquivo, um belo Torino GV Volvo B58Eco que rodou na 4405 de BH! Esse veículo deixou muita saudade!

Como a SETOP e o DER/MG fizeram a infelicidade, a burrice, a estupidez, a idiotice de modificar a numeração das linhas metropolitanas de forma quase que aleatória, hoje nós temos no mesmo território circulando duas linhas de mesma numeração. E o pior, as duas passam no mesmo trecho da avenida dos Andradas. Para quem é de fora de BH, as pessoas pegam mais ônibus pelo seu número do que pelo destino. Isso ocorre pq nos pontos de ônibus as placas indicam o número das linhas e pq existem bairros que são atendidos por mais de uma linha que possuem itinerários distintos. Corre-se o risco de se pegar o ônibus com destino correto, mas parar em uma região não favorável do bairro.

Na minha infância distante lembro de Amélia 1 de acabamento interior metálico, águias, vitórias OF1318, Alvoradas e Ciferais padron rio desfilando pela 4405. Posteriormente a linha ficou repleta de grandes carros como Urbanus II OH1621L, Torinos GV B58 e B7R e Alphas 0-371UL. Havia tb um Svelto 96 B58Eco q tb era show. Não lembro de ter Urbanus II 0-371UL e monoblocos 0-371U, mas a linha 4409, irmã de empresa concessionária possuía. Os padrons começaram a ir embora com a chegada de Apaches S21 por volta de 2004/2005 e já foram substítuidos. Hj a 4405 está povoada de Apaches VIP 1 e 2 OF1722M, e provavelmente em pouco tempo por Apaches VIP 2 OF's1721 Euro V. Uma pena, pois essa linha merece veículos melhores.

Desejo a todos um futuro melhor pro nosso transporte, pro nosso trânsito, muita criatividade para os designers, pois a década passada foi fraquíssima nisso, muita nostalgia e que o nosso hobby tenha cada vez mais força!

Abraços!







Nenhum comentário:

Postar um comentário