sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Vitórias OF1318 da São Geraldo



Saudações busólogos!

Depois de muito tempo tô de volta trazendo pra quem não teve a oportunidade de conferir 2 Vitórias OF1318 da São Geraldo que faziam a linha 9032. Tive contratempos complicados seríssimos que me afastaram do hobby. Um dia depois do meu último post tive meu computador furtado em minha própria casa e o disco de backup  de busologia não funcionava. Quando minhas esperanças já estavam esgotadas encontrei um backpão fino de 2010.

Voltando a falar dos veículos, sinto muita saudade deles, assim como toda a frota da São Geraldo que na época da foto era maravilhosa. Vitórias OF1318, Busscar Urbanus B58E, Urbanus II B58E, Urbanus II OH1621L, Torino GV B58E, Alpha 0-371UL, Urbanuss OH1420, Torino GV B7R e Torino GV OH1420, sem falar nos saudosos monoblocos 0-371U que rodavam na 1804. Várias vezes peguei desses veículos na 9202 e principalmente na extinta 9203. Lembro com muito carinho dos carros 9400, 9401, 9403, 9404, 9407 e 9409 tb. Bons tempos. Na época eu esperava que eles viessem a ser substituídos por por Torinos GV2 B7R, mas vieram foram GV2 OF1721 e OF1418. Teve um Torino 99 OF1721 que hoje tá rodando em Ponte Nova. Agora não lembro o prefixo antigo dele, se era 1971,2,3,4 ou 5.

Das minhas preocupações com a busologia nesse momento, aliás são preocupações como cidadão e elas não são de hoje, são o BRT e a possibilidade da extinção de várias vagas de trocadores em linhas comuns (diametrais, circulares, semi-expressas). 

O BRT tem 3 problemas monstros:
1 - Não terá integração física e tarifária metropolitana, logo as linhas que mais precisam da integração, as metropolitanas, serão negligenciadas e sabe-se lá se elas circularão na via do BRT, que também dividirá espaço com as diametrais, ou se as metropolitanas circularão junto dos carros no meio do engarrafamento, portanto o excesso de linhas nos corredores e no centro continuará, logo a eficiência do sistema será baixa.

2 - Os empresários (SETRA-BH) estão forçando a barra pra operar o BRT com cabritos articulados.
Link para a Notícia São veículos completamente inadequados, desconfortáveis e perigosos, tendo em vista que pelas nossas vias e pela topografia do município ser muito acidentada, esses veículos serão muito exigidos.

3 - O BRT já nascerá saturado, pois terá demanda de pouco mais de 20mil passageiros/hora-sentido e não trabalhará com bi-articulados, logo não aliviará o aperto já passado pelos passageiros com a superlotação dos veículos.

Na verdade, boto fé que a melhor coisa a ser feita nessas circunstâncias de inércia e má vontade políticas para um planejamento metropolitano de transportes, seria aproveitar as vias exclusivas que já existiam e botar articulados nas troncais. Isso não resolveria o problema, mas minoraria os problemas das linhas troncais, evitaria uma encrenca com as linhas metropolitanas e principalmente, não avacalharia uma futura implantação do metrô. Como assim? A linha 3 do metrô que iria da Savassi até a Pampulha tem itinerário muito parecido com o do BRT. O problema é que o metrô é muito caro e carece de muita demanda pra funcionar sem prejuízo. O custo do metrô é aprox. US$100.000.000,ºº por KM, enquanto o BRT custa US$20.000.000,ºº por KM. (Esses custos são flutuantes, dependem muito das desapropriações, do solo, etc.) O BRT carrega entre 15-25mil passageiros/hora-sentido, mas o metrô carrega 80-100mil passageiros/hora-sentido, todavia ele requer pelo menos 30mil p/h-s pra ser viável.

A minha outra preocupação é com essa lei que essa corja que ocupa a câmara municipal aprovou e que um monte de imbecis fizeram o desfavor de reeleger grande parte deles. Olhem essa notícia: Link Por isso eu peço a vocês que compartilhem essa imagem que eu sempre posto de que não faz sentido proibirem motoristas de falarem no celular e permitirem motoristas cobrarem passagem. Se você é a favor do transporte público de qualidade milite por essa causa!

Um grande abraço!




Um comentário:

  1. Quem te falouj que a reportagem se referia aos articulados? Aprenda a ler, Mané

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