terça-feira, 12 de outubro de 2010

Apache S21 de Viçosa - MG

Saudações busólogos de plantão!

Trago hj um Apache S21 OF1417 prefixo 2260 da viação União, empresa detentora do monopólio do transporte público daqui de Viçosa. No geral os carros dessa empresa estão sempre bem cuidados. Não considero o transporte daqui eficiente, até porque as linhas possuem veículos de hora em hora, o traçado da cidade não ajuda muito nos itinerários, todos os ônibus passam de uma vez só e em dias de chuva, quando a demanda das linhas triplica nem sempre o transporte dá conta. Viçosa é uma cidade completamente cabulosa... tem mais de 70mil habitantes, mas tem mais de 27mil placas de veículos e ruas estreitas e sinuosas. Não se engane com essa foto, essa uma das vias mais largas da cidade. Sabe o que isso significa? Engarrafamento! Eu jamais pensei que encontraria engarrafamento numa cidade de 70mil habitantes, ainda mais quando se sabe que grante parte da população usa a bicicleta como meio de transporte. Mas sabe como é? Carro = status, muita gente que não precisa usa. Mas o que dá raiva é que as políticas públicas são voltadas pro carro. É mais fácil deles construirem um minhocão aqui que uma ciclovia... é mais fácil deles construirem uma trincheira de 5 níveis que melhorar o transporte público. Pois é, ainda vai demorar pras pessoas entenderem que não há espaço nas cidades pra todo mundo andar de carro. Além disso, mesmo se Viçosa tivesse vias largas ela talvez tivesse problemas com carros, sabem por quê? Quanto mais espaço vc dá pra ele, mais espaço ele ocupa. Se a prioridade é o carro, todo mundo compra carro, nem que seja financiado a perder de vista, e ai falta estacionamento. Além disso, aumentar a velocidade da pista complica a travessia de pedestres. Onde há via expressa, ninguém atravessa com um grau razoável de segurança; a poluição sonora é muito elevada, logo a região se desvaloriza e as margens da pista surgem apenas galpões, motéis e favelas. É preciso romper com a cultura do carro. Isso serve não só pra Viçosa, mas como pro Brasil inteiro: Transporte público tem que ser tratado como prioridade. Quanto mais viável for o transporte público, menos viável o carro será, já que não há mais espaço pra ele.

Espero que gostem.

Um comentário:

  1. Sabe de uma coisa?
    Se eu não me engano, eu vi uma foto desse ônibus em 2011.
    Eu fiquei olhando para a foto durante uns 5 minutos e não vi nada demais, mas me chamou muito atenção na lan house.
    Porém, outro dia, olhei novamente para a foto e fiquei 5 minutos olhando sem pensar em nada.
    Em novembro de 2014, tive um sonho ruim e entrei na net, mais uma vez fiquei olhando para a foto desse ônibus por 5 minutos.
    Encontrei com um bicheiro e contei pra ele esse assunto e me disse pra mim fazer uma fezinha no jogo do bicho e passei a jogar 2260 de novembro de 2014 até janeiro de 2015.
    No dia 23 de janeiro de 2015 resolvi não jogar a 2260 e quando fui olhar o resultado no dia seguinte, veio a pior notícia da minha vida: o resultado do jogo do bicho no dia 23 de janeiro de 2015 e foi por esse motivo é que em tive um sonho ruim em novembro de 2014 devido a burrada minha que fiz.
    http://resultadojogodobicho.org/2015/01/resultado-jogo-do-bicho-230115-sexta-resultado-ptn-rj-18h-jogo-do-bicho/

    ResponderExcluir