sábado, 16 de outubro de 2010

Bi-art de Curitiba

Saudações busólogos de plantão!

Trago hj um Torino LS B58 q roda em Curitiba!
Isso ai é o que nos espera em BH.
Só q com um detalhe: o projeto de Curitiba é bom e o de BH é um lixo.
Brt é coisa q só dá certo qdo vc tem um planejamento brutal da cidade. Funciona igual um metrõ de superfície só que não tem tantos efeitos negativos como a divisão da cidade em 2 onde passa a linha e hiper desvalorização da área que margeia os trilhos. Pode ter certeza, ao lado das linhas de trem e de metro de superfície não vinga nada de bom! Vingam apenas as cracolândias da vida!

Mas pq eu digo q o projeto atual do BRT é ruim pra BH?
Pq qdo se projeta metrô ou BRT se planeja uma revolução no espaço urbano. Eu não vi isso no projeto atual. Ambas as opções trazem consigo o aparecimento de novas centralidades pela concentração de passageiros nas suas estações. Lembram-se qdo o viaduto de Santa tereza tava em reforma e os comerciantes tomaram um baita preju com o desvio do transito dos ônibus? Grande parte dos clientes deles eram passageiros que passavam pela região e pegavam ônibus porali. Onde tem metrô ou BRT o terreno valoriza pacas! Em outras palavras, o impacto desse tipo de transporte na cidade é muito grande. É coisa que tem que ser vista no Plano Diretor do município e não deve ser feitas só por Engenheiros de Tráfego, mas também por PLANEJADORES URBANOS. Reparem que nas cidades onde há metrô ou BRT os edifícios ao seu entorno são mais altos...Não é por acaso. O BRT está onde o povo está. Pelo menos deveria ser assim. Transporte em massa é isso!

A realidade de BH

Há o plano de se implantar uma via de BRT no ANEL RODOVIÁRIO. PELO AMOR DE DEUS! QUE DESPERDÍCIO! ONDE JÁ SE VIU IMPLANTAR BRT EM BR?!!!!! Vão jogar 20MILHÕES de Reais fora por km!!!!! BRT ali vai servir a quem?! Às favelas às margens dele? Não! Pra início de conversa, se o BRT é um elemento centralizador, onde se deseja estações cheias, fazendo conexões pra tudo qto é canto da cidade com linhas troncais e com linhas alimentadoras, onde se deseja crescer a oferta de serviços e verticalizar a cidade. O ANel num tem nem lugar direito pra gente atravessar, tem um gasoduto enterrado lá que num permite se construir nada ao redor, só do fato de ser BR implica numa faixa de segurança que não permite se edificar ali, nem usucapião a galera q mora às margens pode alegar pra continuar lá! Além disso eu não consigo imaginar uma pista central numa BR lotada de gente com uma passarela por km e caminhão bi-articulado passando a 90km/h do lado. Imagina um cara cobrando passagem numa estação tubo no anel... seria mais assaltado que os frentistas de posto de gasolina.

O anel teria que deixar de ser BR pra se tornar um lugar viável prum BRT. Há, mas existe a conversa que seria construido um novo Anel q passaria só pela RMBH por fora da cidade. Se houver uma revolução no uso do solo no entorno do anel atual, o gasoduto for desenterrado e mandado proutro lugar ai a coisa pode dar certo. Fora isso não vejo como. Mas como eu duvido que isso ocorra... não boto fé! BRT só dá certo onde tem pedestre em abudancia!
Ou seja, se algum dia resolverem fazer um BRT numa via expressa ou ela vai deixar de ser expressa ou ele será um fracasso. É mais inteligente nesse caso colocar apenas os articuladões normais pra suprir a demanda das troncais, por que se fizerem uma aberração dessas numa via expressa no meio do caminho num vai subir ninguém!

O BRT provocaria uma revolução no centro da cidade, pois o centro não está preparado pra isso. No entanto eu não vi falar num plano pro centro. Eu só ouvi falar nos planos pros corredores, o mais evidente pra Antônio Carlos. Mas te digo uma coisa: se o centrão ficar de fora do BRT, ah meu amigo! esse trem num vai prestar! Num pode acontecer com o BRT o que aconteceu com o nosso metro de superficie. Fizeram uma bagaça aproveitando a linha férrea já existente e hoje o metrô liga nada a lugar nenhum, a integração é ridícula e as estações ficam em cada bimboca que vou te contar! As estações ficam ou no meio da favela, ou tem uma passarela sinistra, ou becos macabros. Se não existisse a estação Eldorado e a central poderia acabar com esse troço que num tem perna. O objetivo do BRT é o mesmo do metrô, interligar toda a cidade de maneia rápida, simples, eficiente e barata transportanto o máximo de gente possível.

Pra BH eu acho mais viável investir no metrô de verdade, o subway, aquele debaixo da terra e complementá-lo com os ônibus dando ênfase nas linhas circulares e alimentadoras, mas nunca se esquecendo das linhas troncais. Todas as principais vias da cidade deveriam ter corredores exclusivos para ônibus e a frota ser 100% padron. As linhas deveriam ter itinerários mais inteligentes, linhas imbecis como a 4114 deveriam ser extintas e linhas alternativas como 2152, 8150, 1170 deveriam ser reforçadas tanto no itinerário como no quadro de horáriose barateadas, e acabar com essa palhaçada de linhas exclusivas de dia de semana como é o caso da SC02 que deveria funcionar de segunda a segunda. Para isso o transporte público deveria ser subsidiado pelo poder público, mas os resultados são extremamente satisfatórios. O prejuízo q as cidades têm com o transporte de má qualidade é absurdo! Por isso mesmo eu digo: compensa investir em muitos milhões em transporte porque se economiza bilhões!

Carroceria: Torino LS
Chassi: Volvo B58
Prefixo: GD 334
Espero que gostem!

2 comentários:

  1. Concordo com voce.So pensam em ANTONIO CARLOS em BH.Como vai ficar a Regional onde moro,Barreiro? Vamos ter que continuar a vir do centro num onibus de 12 metros como Sardinha Enlatada? E o metro,ja foi sepultado.Fiz um trabalho sobre Problemas Urbanos Brasileiros e meti mesmo o pau nos enxertos e tudo o que ha de mau no transporte.Desci o cassete mesmo,sem do nem piedade.
    Veja um trecho do meu Trabalho

    O que adianta se temos estádios bonitos,bons,com a capcidade exigida pela FIFA,estruturas boas,de acordo com o que o COI exige,se não temos transporte para os torcedores irem de seus hotéis para o estádio? O que adianta se o Mineirão esta dentro do cronograma da FIFA,sendo um dos grande cotados para a abertura e encerramento da Copa,sendo que o torcedor será obrigado a enfrentar de 20 a 40 km num ônibus comum ate o estádio?

    Gostaria que comentasse sobre isso.

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  2. Eric, até sábado eu separo um material bacana preu postar e comento o seu recado com muito atenção. No momento, o pau tá quebrano pro meu lado em termos de trabalhos e de internet carroçando. Mas vou te adiantar que pra região do Barreiro só Metrô salva! Metrô de subsolo! Metrô de superfície avacalharia mais ainda. E certamente BH tá perdendo o bonde da história deixando de investir em metrô na época ideal pra fazê-lo que é agora qdo BH recebe investimentos pra copa. Mas qdo a gente vê uma regressão na qualidade dos serviços prestados da Bhtrans fica difícil crer num futuro promissor.

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