quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Torino GV OH1621L da 4501

Saudações busólogos de plantão!

trago hoje um Torino GV OH1621L que rodava na 4501 em BH. Essa linha é uma das poucas diamentrais que permaneceram com a mesma numeração depois da queda do probus da metrobel pra entrada do BHBUS da BHTRANStorno (as semi-expressas permaneceram as mesmas). Engraçado que na época do probus a 4501 era uma das linhas mais importantes e de grande vitalidade que tinham, depois do BHBUS ela virou um troço xoxo! Mais uma das proesas da BHTRANStorno!

Pra quem não conhece o sistema probus, os 2 primeiros números da linha diziam os corredores em que ela passava. Os 2 últimos números identificavam a linha.
1 Amazonas - via Expressa
2 Antônio Carlos
3 Carlos Luz - Pedro II
4 Padre Eustáquio - Três Pontas
5 Cristiano Machado - Jacuí
6 Platina - Augusto de Lima
7 Niquelinha
8 Silviano Brandão
9 Prudente de Morais - Raja Gabaglia
0 Afonso Pena - Nsra do Carmo
4501, 4 - Padre Eustáquio e 3 pontas 5 Jacuí e Cristiano Machado 01 identificação da linha.
Essa linha era forte, era até dividida em A e B. Era a única ligação direta da região Noroeste com a região Norte. Não havia uma 4502, nem 4503... nada! Hoje também não há linha que faça um itinerário parecido, mas mesmo assim ela se enfraqueceu demais. Deve haver um conjunto complexo de motivos que explique esse fenônemo que devem ser estudados. Não creio ser tão óbvia essa explicação assim. A única coisa que é óbvia é que a BHTRANStorno sucateou muitas linhas. As mais recentes foram a 1509, a 9204, 9214 e a 8103 que eu me lembro de cabeça que ficaram aleijadas aos domingos. Linhas como 9405, antiga 3801, perderam demanda depois da retirada do ponto final que havia no Instituto Agronômico, pois de lá até o Monsenhor Messias a linha ficou sem um horário preciso. Assim alguns usuários ficavam 50 MINUTOS (se eu tiver mentindo eu quero que o Tiririca se torne o novo presidente do Brasil) esperando no ponto e depois virem 3 ou 4 veículos seguidos, sendo 2 lotados até a porta!

Resposta do post anterior:
Eric, concordo demais com tudo o que vc disse. Eu acho o universo da busologia o melhor lugar pra gente discutir o transporte público, pois nos interessa não só as máquinas, mas os terminais, o sistema, o layout, os terminais, o design, a vitalidade das linhas, o conforto dos profissionais de transporte e dos passageiros. Assim sugiro que poste seu trabalho sobre transporte!

Com relação a qualidade baixa da frota, é difícil fazer com que os empresários percebam o quanto eles se prejudicam ao prestarem um mau serviço. O brasileiro tá melhorando de vida, mais gente tá entrando pra classe média, o financiamento de veículos tá uma mamata, principalmente se for um semi-novo... nisso daí o cara prioriza sair do martírio do ônibus. A consequência disso é que as ruas das cidades ficam mais engarrafadas e as linhas de ônibus perdem demanda. Ai, o empresário reclama, daí diminui-se a frequência das linhas e o lucro sobe, mas como o descontentamento do usuário com o serviço continua alto ele busca uma outra alternativa: o feirão de usados! E o ciclo se repete! A longo prazo isso não tem sustentabilidade nem econômica, nem social!

Hoje quem manda na BHTRANStorno são os empresários, são os consórcios que têm o poder de criar e extinguir linhas. Alguém aqui acha que os planejadores da BHTRANStorno tem liberdade? Empresário de ônibus é que nem bicheiro! Apóia a campanha de todos os candidatos a prefeitura pra que todos tenham rabo preso com eles. Essa mentalidade precisa ser quebrada. Já que os empresários são imediatistas, a maneira de tornar o transporte em BH viável seria ter leis rigorosas, planejamento estratégico e subsidiar o transporte público pra que a gente tenha horários decentes e frota adequada. É importante também que o transporte seja pensado de maneira integrada. Existe conurbação, muita gente que mora no Barreiro trabalha em Contagem, gente que mora em Ribeirão das Neves e trabalha em BH, enfim, na prática Contagem, BH, Sta Luzia, Sabará, Lagoa Santa e todas as cidades da região metropolitana são um tecido urbano só e em se tratando de transporte precisam ser pensados em conjunto, de maneira integrada. Por isso eu era fã da Metrobel!

BH tá perdendo o bonde da história porque não está tratando o assunto do transporte como se deve. Poderia aproveitar as possibilidades de investimento que a copa do mundo trará para investir em transporte, pois assim o retorno seria imediato e justificaria facilmente o investimento. Pra uma cidade que tenta ser sede da abertura da copa, o transporte vai ter que melhorar e muito, pois a espectativa é de que a cidade sede receba mais de 100mil pessoas (metade nem vai no estádio) que dependerão do transporte público. Isso sem falar que com o engarrafamanto que tá rolando em BH, tá difícil demais se deslocar e isso precisa ser amenizado. (Só transporte público salva!) Tendo em vista a frota atual a abertura da copa bem que poderia ter sido realizada em 2002, né? Mas BH pra ser sede precisa construir pelo menos mais 4 hotéis cinco estrelas e aumentar demais a sua rede hoteleira. É muito provável que surjam muitos hotéis na região metropolitana, e desta vez o transporte público metropolitano terá de ser otimizado também!

Aos poucos vou postando mais idéias sobre transporte, até porque blog num é lugar de testamento né?

Foto: Vítor Rodrigo Dias
Espero que gostem!

3 comentários:

  1. Vou postar o trabalho em ericbreno.blogspot.co

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem e pelo texto! Eu cheguei a andar nesse carro da 4501 e também no carro 8009 da linha SC03. Eram ótimos carros que, infelizmente, foram trocados por Mascarellos OF-1722. Hoje, infelizmente, os empresários estão pensando somente neles mesmo, no lucro, comprando ônibus mais baratos mas que são mais frágeis, sendo que a BHTRANS que deveria fazer alguma coisa, não está fazendo absolutamente nada. É sempre a mesma coisa, padrons sendo trocados por cabritos, como a Betânia, que tirou seus Piso Baixos para a entrada de Apache S22 OF-1722 numa linha do calibre da 3050. Eu só gosteria de saber até quando isso vai, sendo que são os trabalhadores pagadores de impostos que estão sofrendo nesse transporte coletivo???

    Abraços!

    http://belvederecoletivos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Para Lembrar:

    Existiu a linha 4502 no período de 06/1982 a 02/1984 esta linha era São Bernardo/Glória e fazia um paralelo em relação a linha 2402 e mesmo assim a demanda da linha 4501 A/B era bastante alta,enquanto que a linha 4502 tinha uma demanda muito baixa devido a baixa quantidade de veículos na frota desta linha que tinha 6 (seis) veículos.

    Corrigindo:

    A Linha que foi sucateada foi a linha 8101

    Obs: a linha 8103 opera normalmente aos Domingos e Feriados

    ResponderExcluir