segunda-feira, 7 de março de 2011

Torino GV2 OF1721 1849

Saudações busólogos de plantão!

trago hoje para vocês nesse carnaval chuvoso um Torino GV2 OF1721 da São Lucas prefixo 1849 que roda na 2101 e está com seus dias contados.
No post passado eu comentei sobre o fato de nos domingos e feriados a linha 9204 não funcionar... Cara, hoje eu passei raiva demais! Tava na área Hospitar peguei o 9202 pra voltar pra casa, que deixa um pouco mais longe, não por ter muitos quarteirões, mas pq os poucos que têm são muito inclinados e estou com um problema no joelho. Nisso eu vi na Amazonas, na altura da Araguari, indo pro Sta Efigênia um 9204 (linha que pára não mais perto, mas em uma região mais plana, mais fácil para mim.)... ou seja, hoje o 9204 estava atendendo ao Estoril! Velho, é pra ficar revoltado! Parabéns BHTRANStorno, cambada de pau mandado de empresário de ônibus, vocês conseguiram transformar a 9204 numa linha inconfiável! Parabéns por desvalorizá-la nos fins de semana e feriados! Numa segunda de carnaval em BH em que nem o Extra 24hs tá funcionando, nenhuma alma penada a gente encontrava na rua, havia em média 3 veículos veículos parados por semáforo eu iria imaginar que a 9204 iria rodar normalmente?! Eu realmente não sei o que vocês ganham com isso!

Eu conversei uma vez com um trocador da 4403 sobre as janeladas que os motoristas de vez enquando dão nos passageiros, em que nisso as empresas deixam lucrar. Um exemplo disso: A 4403 é uma linha de alta demanda que se sustenta pelo transporte dos moradores dos bairros da região do Serrano que não têm muita opção de escolha. Essa galera é cliente "fiel" (pq não tem opção) que ancora a linha e garante a comissão da empresa, mas quando o passageiro do "meio do caminho", como os moradores do Padre Eustáquio ou Carlos Prates, que tem muitas opções de linhas, opta por subir na 4403 pra ir pros hospitais, por exemplo, ele tá dando lucro pra empresa, tá garantindo um outro tipo de vitalidade da linha. Linhas como a 9204, por exemplo, talvez não tenham tanta demanda no Estoril, ou na Ventosa, ou no Jardim América pra rodar no domingo (coisa que eu não acredito) na Zona Oeste, mas e o "povo do meio do caminho"? Aquela galera que pega ônibus na Francisco Sales pra decer perto da Barbacena não conta? Ainda mais que não há circulares no domingo. É total falta de visão tanto da BHTRANStorno quanto dos consórcios (empresários), ficar aleijando linhas pq o "povo do meio do caminho" perde a confiança nelas.

Eu não sei se vocês já pararam pra pensar nisso: como usuário do meio do caminho quais são os critérios que você usaria pra escolher uma linha para chegar ao seu destino?
Eu vou listar os meus sem colocá-los em ordem de importância porque as nossas conveniências variam de acordo com as nossas necessidades:
-Freqüência
-Preço baixo - caso das circulares e motivo pelo qual DER sempre perde pra BHTRANS

-Pontualidade - A 8203, por exemplo, é a linha mais fácil pra mim, mas não da pra contar com ela se você tiver um compromisso importante.
-Trajeto
-Lotação
-Conforto do veículo (isso não é coisa só de busólogo, já vi muita gente esperar o próximo por não suportar veículos de 2 portas, principalmente cheios)
-Vitalidade/Confiabilidade - A 1207 é insuperável. Pergunte pros seus amigos e parentes: Que ônibus passa na Antônio Carlos? Compare as respostas... Linha TOP OF MIND! Na dúvida é sempre ela que resolve! Antônimo de confiabilidade: 9204, graças a BHTRANS!

-Segurança - Linhas como 9412, que já melhorou bastante, 9214, 9208, dependendo do horário tem gente mal encarada demais, gente que não paga passagem, gente que conversa uns papos bravos e não tem jeito, a gente se sente desconfortável. Quero deixar claro que não tenho má vontade com os bairros atendidos pelas linhas citadas, a gente sabe que toda linha está sujeita a assaltos, a problemas com usuários diversos, mas algumas são mais problemáticas e não podemos fechar os olhos pra isso, muito menos aceitar que continuem assim.

O usuário do "meio do caminho" pode ser sim uma fonte de vitalidade de várias linhas de baixa demanda. Pra início de conversa, as linhas de baixa demanda atendem um critério importantíssimo desse tipo de usuário: baixa lotação.
Eu já disse em posts anteriores e vou repetir: em Curitiba a passagem no domingo é mais barata e deu certo! O comércio, o teatro e o cinema faturam mais, o BRT anda cheio e os parques lotados. Isso é vitalidade! A gente tem que pensar melhor nisso!

Espero que gostem!

Um comentário:

  1. Concordo com o seu ponto de vista. Dependo da linha 8203 (e da 8208) para ir do Renascença (onde moro) até o centro, ou até ao Buritis, por motivos profissionais/pessoais. Nos finais de semana, chega a ser absurdo o tempo de espera gasto para se tomar qualquer um desses ônibus. Isso quando o motorista não resolve 'passar direto.' Isso mostra, numa visão geral, como o passageiro é 'valorizado' pelas empresas de transporte em BH. E ainda aplaudimos o governo e suas iniciativas de mobilidade urbana, tentando resolver em 4 anos o que deveria ter sido feito desde que trocaram o Probus pelo BHBus. Lastimável.

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