terça-feira, 5 de julho de 2011

Um imponente Busão de Curitiba

Saudações busólogos de plantão!

Trago hj pra vcs um belo CAIO Millennium II SCANIA K230IB prefixo HL110! Grande veículo que brilha nas ruas de Curitiba! Esse é um excelente chassi que eu tive o prazer andar por lá! Uma pena que temos poucos K230IB rodando pelo Brasil!

Hoje a VOLVO anunciou oficialmente o chassi dianteiro B270F, chassi 100% brazuka, com motor MWM. Enfim a VOLVO se rende a cabritização do sistema de transporte coletivo. Já tinhamos pelo menos 2 ônibus desses já rodando, um Apache VIP 2 da Torres em BH e um Neobus MEGA em Campinas. Vi muitos comentários sobre  o chassi, mas o que me desapontou foi  que o padrão Volvo de qualidade não se repetiu em itens como a suspensão parabólica ao invés de suspensão a ar e o quadro de rodas igual ao dos Volks ao invés de repetir a fórmula dos B12M e tb o sistema de freios a tambor ao invés do abs. Honestamente, acho que virá a acrescentar alguma coisa ao mercado, até pq a concorrência em termos de cabritos tá muito acomodada, mas o chassi não passa de um Volks "Volvado". É um produto com o selo Volvo, mas não tem essência de Volvo! Sabe aquela essência que a Volvo carrega e a deixou imensa?! É essa que eu tô falando! A mesma que coloca a Volvo como uma das marcas que mais vendem caminhões nos Estados Unidos (caminhão lá é um estilo de vida! Dêem uma olhada nos modelos da Peterbilt e vcs verão que os mais paias são máquinas de guerra!)! Veículos fortes, seguros e de altíssima qualidade, sempre acima do padrão! Além disso, o ronco do motor é muito parecido com os Volks! Lembra a fase Volks 16180CO e Ford B1618, no fundo no fundo farinha do mesmo saco!

A volvo tb divulgou uma foto em que temos um Apache VIP 2 prefixado 18G34 p/ Curitiba, um Neobus Mega pra RMBH com a pintura do DER-MG, um Mascarello (Não! Não! Não! Mil vezes não! Ô trem feio!) GranMIDI com a pintura do sistema BHBUS, provavelmente da Torres, um COMIL Svelto e um IRIZAR com pinturas que não consegui identificar. Dêem uma olhadinha: http://www.volvo.com.br/press/images/release050711e.jpg Em breve teremos fotos deles rodando poraqui.

Volto a ressaltar a qualidade dos ônibus Mascarello é ótima, mas o design é sofrível! Só espero que a cabritização regrida o mais rápido possível, que essa porcariada produzida nessa década passada seja chutada o mais rápido possível! Chega de 4 xícaras com motor de secador de cabelo, chega de designers medíocres! A busologia precisa de mais! Enquanto uns estão felizes com a entrada dela nesse segmento, eu como fã da VOLVO fico triste dela se rendendo a mediocridade do sistema de transporte brasileiro. É por causa de princípios, de estilo que muita gente tatua no braço o logo da Halley Davidson. No dia que a Halley fizer uma "Honda Biz" da vida a magia acaba!

Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário