Saudações busólogos de plantão!
Trago hj pra vcs um belo CAIO Millennium II SCANIA K230IB prefixo HL110! Grande veículo que brilha nas ruas de Curitiba! Esse é um excelente chassi que eu tive o prazer andar por lá! Uma pena que temos poucos K230IB rodando pelo Brasil!
Hoje a VOLVO anunciou oficialmente o chassi dianteiro B270F, chassi 100% brazuka, com motor MWM. Enfim a VOLVO se rende a cabritização do sistema de transporte coletivo. Já tinhamos pelo menos 2 ônibus desses já rodando, um Apache VIP 2 da Torres em BH e um Neobus MEGA em Campinas. Vi muitos comentários sobre o chassi, mas o que me desapontou foi que o padrão Volvo de qualidade não se repetiu em itens como a suspensão parabólica ao invés de suspensão a ar e o quadro de rodas igual ao dos Volks ao invés de repetir a fórmula dos B12M e tb o sistema de freios a tambor ao invés do abs. Honestamente, acho que virá a acrescentar alguma coisa ao mercado, até pq a concorrência em termos de cabritos tá muito acomodada, mas o chassi não passa de um Volks "Volvado". É um produto com o selo Volvo, mas não tem essência de Volvo! Sabe aquela essência que a Volvo carrega e a deixou imensa?! É essa que eu tô falando! A mesma que coloca a Volvo como uma das marcas que mais vendem caminhões nos Estados Unidos (caminhão lá é um estilo de vida! Dêem uma olhada nos modelos da Peterbilt e vcs verão que os mais paias são máquinas de guerra!)! Veículos fortes, seguros e de altíssima qualidade, sempre acima do padrão! Além disso, o ronco do motor é muito parecido com os Volks! Lembra a fase Volks 16180CO e Ford B1618, no fundo no fundo farinha do mesmo saco!
A volvo tb divulgou uma foto em que temos um Apache VIP 2 prefixado 18G34 p/ Curitiba, um Neobus Mega pra RMBH com a pintura do DER-MG, um Mascarello (Não! Não! Não! Mil vezes não! Ô trem feio!) GranMIDI com a pintura do sistema BHBUS, provavelmente da Torres, um COMIL Svelto e um IRIZAR com pinturas que não consegui identificar. Dêem uma olhadinha: http://www.volvo.com.br/press/images/release050711e.jpg Em breve teremos fotos deles rodando poraqui.
Volto a ressaltar a qualidade dos ônibus Mascarello é ótima, mas o design é sofrível! Só espero que a cabritização regrida o mais rápido possível, que essa porcariada produzida nessa década passada seja chutada o mais rápido possível! Chega de 4 xícaras com motor de secador de cabelo, chega de designers medíocres! A busologia precisa de mais! Enquanto uns estão felizes com a entrada dela nesse segmento, eu como fã da VOLVO fico triste dela se rendendo a mediocridade do sistema de transporte brasileiro. É por causa de princípios, de estilo que muita gente tatua no braço o logo da Halley Davidson. No dia que a Halley fizer uma "Honda Biz" da vida a magia acaba!
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário