domingo, 11 de dezembro de 2011

(Retrô) UrbanusS B7R em Alimentadora de BH

Saudações busólogos de plantão!

Trago hj pra vcs um UrbanusS B7R prefixo 5023 da Viação Progresso fotografado pelo Vítor Rodrigo Dias que fazia a linha alimentadora 715! Taí uma máquina espetacular pra uma linha alimentadora. Essa geração da busscar era fantástica, junto com o chassi VOLVO B7R nem se fala! A viação progresso por volta de 2002 tinha uma das melhores frotas de BH repletas de Torinos LN B58E, Urbanus II OH1621L e Urbanuss B7R. Já na irmã Zurick não havia Torinos LN B58E, mas havia diversos monoblocos Mercedes Benz 0-371. Eram carros sensacionais tb. Se por um lado muita gente não curtia os bancos virados pra trás, por outro o ônibus compensava em conforto! Era muito macio!



Tem uma notícia que me deixou meio P da vida, ou melhor, P da vida e meio que eu viu no blog do Ádamo Bazani sobre o apoio do Sindicato dos Motoristas de SP a aprovação do fim dos cobradores em São Paulo.

http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2011/12/11/sindicato-dos-motoristas-apoia-retirada-dos-cobradores-de-onibus-de-sp/

É importante que o cidadão não só de São Paulo, como o de Belo Horizonte, enfim de todas as cidades do Brasil se mobilizem contrários a essa medida! Todos aqueles que alegam que a profissão de cobrador é desnecessária, que com a bilhetagem a maioria dos usuários deixou de pagar em dinheiro, pois ela permite a integração tarifária com outras linhas, inclusive de outros modais, se esquece que o transporte público é PÚBLICO, portanto tem que ser acessível a TODOS, inclusive na passagem! Ninguém deve ser obrigado a utilizar o bilhete eletrônico. Além disso, ônibus (exceto, o BRT) precisa de alguém para orientar e auxiliar os passageiros no trajeto, manipular o elevador pro cadeirante e auxiliar o motorista, e hoje quem faz isso é o cobrador! Se o motorista fizer isso ele prejudica com força seu desempenho! Pode-se de dizer que a profissão de cobrador precise ser atualizada, mas não suprimida.

O sindicato dos motoristas de São Paulo se vendeu por muito pouco, pois aceitar a supressão dos cobradores para ganhar R$250,°° a mais pra cobrar passagem é burrice! Ai sempre aparece um retrucando: vc diz isso pq não precisa de R$250,00, não tem filhos pra sustentar, etc! Eu preciso de R$250,00 sim, tenho uma carreira pra começar e 250 conto faz toda a diferença sim, mas nem por isso acho que a gente tem que sacanear, passar por cima de um colega de outra profissão pra ganhar uma esmola dessas! Se for só pra pensar em mim eu não posso reclamar da atitude do ladrão, do traficante, afinal eles estão olhando o seu lado, né? Aliás, com R$250,00 a mais o motorista de São Paulo continuará ganhando um valor muito inferior ao que merece! O sindicato lá tá feliz da vida porque sua classe ganhará um troco a mais pra ser mais explorada do que já é! Pára com isso! Mais feliz, com certeza, está o sindicato dos empresários de ônibus que no mínimo conseguiram implantar a semente da discórdia entre motoristas e trocadores... Passar por cima dos trocadores para ganhar uma miséria dessas e assumir suas funções, sendo que:

1 - Dirigir já é estressante o suficiente, ainda mais quando se tem horários pra cumprir, prazos para cumprir o itinerário que nem sempre o trânsito favorece (já vi muitos motoristas perderem almoço por causa disso), e atrelar mais responsabilidades é querer sarna pra se coçar!
2 - A responsabilidade de um cobrador, de um caixa de supermercado, de um bancário, de quem recebe dinheiro é imensa! Se no fim do dia der diferença quem paga é o funcionário responsável, ou seja o motorista! Vide item 1
3 - Já foi mais que provado que falar ao celular e dirigir atrapalha na condução do veículo, quanto mais contar dinheiro! Na prática, como ocorrem nos micros, o motorista conta dinheiro igual o nariz dele, dirigindo igual o Mr. Magoo colocando a vida de todo mundo em risco! E não se esqueça do item 2!
4 - Se houver um acidente pq um motorista tava dirigindo e contando moedas a empresa vai fazer o que? Advinhe:
(  ) Auxiliar o motorista e sua família.
(  ) Tirar o dela da reta
(  ) Tirar o dela da reta e ferrar com o profissional acidentado.
(  ) Postar #snif! =/ no twiter!
Vide item 3.
Não vou nem incluir as chaturas de passageiros, os assaltos...

É um tanto quanto óbvio que se ao invés da classe dos motoristas lutar contra os cobradores para obter vantagens, elas se unirem e organizarem uma luta séria, respaldada em idéias sólidas fica mais fácil de ambos conquistarem alguma coisa! (principalmente dos motoristas conquistarem 250 conto sem ter que demitir ninguém por isso!) Tem coisa parecida até na bíblia: quebrar uma vareta na mão é fácil, quebrar um conjunto de varetas é impossível! (a lição de moral lá é unidos vcs são fortes, sozinhos vcs são fracos.) Faz mais de 2000 anos que se sabe disso!

Quem defende a idéia de se acabar com os trocadores ressalta a possibilidade de se contratar outras pessoas para auxiliarem o passageiro e o motorista dentro do veículo, só que por um valor menor (provavelmente um salário mínimo)! Particularmente não acredito que essas pessoas serão contratadas, e se forem não passará de uma manobra capitalista pra reduzir o salário de uma classe trabalhadora, pois a função que elas exercerão é o que o trocador faz por tabela!

O brasileiro tem que parar com esse individualismo patológico de achar que o problema dos outros nunca nos atinge. Pau que bate em Chico bate em Francisco! Pode parecer discurso de marxista, tentei evitar, mas não tem jeito de fugir disso daí, enquanto a sociedade aceitar calada a exploração de diversas classes trabalhadoras (recentemente foi escandalosa a safadeza que os políticos de Minas Gerais fizeram com os educadores do estado) ela estará condenada a ser explorada! E pra provar que isso não é discurso apenas de teóricos marxistas, tenho um exemplo da realidade brasileira:  a classe média no Brasil perde mais de 40% da sua renda pro governo de forma direta e indireta em impostos e não têm transporte de qualidade, nem saúde de qualidade, nem educação de qualidade, nem segurança, e acaba gastando outros 40% com transporte particular, plano de saúde, segurança privada, educação particular, etc. Entretanto, a maior parte dos impostos vai para financiar a máquina pública que não funciona, para financiar os grandes latifundiários, pagar juros da dívida interna com os bancos, e ai não sobra dindim pra investir em educação, saúde, etc. A pergunta é: Porque a classe média paga imposto se não tem retorno? A resposta é simples: porque ela é idiota! Ela prefere se enclausurar em um condomínio fechado, a discutir a questão da acessibilidade, da violência, do uso e ocupação do solo nas cidades, prefere pagar horrores para um plano de saúde que tá ficando saturado também a discutir a questão da saúde pública, prefere pegar um carro enfrentar um engarrafamento monstruoso a discutir melhorias para o transporte coletivo e se esquece que o professor que está nas ruas fazendo passeata não está ali para impedir que seu carro chegue ao destino, mas sim para chamar a atenção para a situação degradante do ensino público, mas mesmo assim ele continua pagando impostos normalmente. Aquele classe média babaca que está satisfeito porque o ensino público tá falido, enquanto seus filhos estão na escola particular se esquece que o parâmetro para o ensino particular voltado para a classe média é a superação da mediocridade do público. Ou seja, estão pagando por porcaria ligeiramente superior, pois educação de alto nível é coisa cara, complexa, que se for repassada pro bolso dos pais a gente percebe que o buraco é mais embaixo. A mensalidade da escola do rico é o salário do trabalhador de classe média!

Tirar o trocador do ônibus é acabar de vez com o pingo de humanidade que resta no sistema de transportes! Humanizar o transporte é uma necessidade para torná-lo atraente! Esse transporte desumano, mal planejado, ineficaz causa repulsa não só em mim, mas nos usuários em geral que assim que podem compram seu carrinho pra fugir desse tormento! No XXI não tem mais espaço pra esse modelo de sociedade individualista, não tem mais planeta pra tanto consumo, nem ruas e estacionamentos pra tantos carros e a solução não é multiplicar ruas, nem estacionamentos, muito menos o planeta, mas sim racionalizar o seu uso. Transporte coletivo é racionalidade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário