sábado, 1 de janeiro de 2011

1ª Postagem do ANO


Saudações busólogos de plantão!

Trago nesta primeira postagem uma carroceria que considero a mais bonita da Marcopolo, carroceria contemporânea ao Viale que também é interessantíssima, o Torino GV 2! O legal dela e o design simples e direto que manteve a coerência da evolução dos modelos de Torinos. É interessante também o fato da Marcopolo dar uma aparência mais moderna, jovial, leve a essa versão do Torino. Até então as gerações de Torinos sempre teviram uma aparência mais robusta, agressiva com linhas mais retas, e o GV II conseguiu quebrar isso com estilo sem perder a essência!

Uma pena que com a adaptação do GRANVIALE pra Torino em 2007 ferrou com a coerência de design da carroceria e não acrescentou nenhuma novidade relevante para a busologia. A marcopolo por sua vez que sempre foi referência em termos de resistência, durabilidade de seus produtos, em 2007 joga por terra essa fama transformando o Torino num produto fraco e perdendo a coerência do design.

Os Torinos adquiridos de 2007 pra cá têm se mostrado verdadeiras porcelanas, mas como as empresas daqui de BH pretendem ter uma grande rotatividade de frota elas estão bem servidas. Isso significa que veículos como este postado acima que vieram entre 2003/2004 estão ameaçados de entrarem em "extinção" na frota da BHTRANS. Muitas empresas já os substituiram como foi o caso da São Geraldo, da Progresso, da Rodopass que já trocou até os Apaches STD de 2005 e tá com frota com média de idade de 2 anos. O "azar" desses carros foi terem vindo substituir muitas vezes padrons, sendo assim vistos meio que como "persona non grata" no meio da busologia, mas tendo em vista que as coisas pioraram e muito nos últimos 6 anos, em que a qualidade das carrocerias caiu e o OF1722 se mostrou mais fraco que o OF1721, eles deixarão saudade!

Eu espero que esse ano que comece tenhamos ótimas notícias, que as empresas invistam em ótimas carrocerias, que o design melhore, que a BUSSCAR consiga se safar dessa crise, que a Mascarello faça uma carroceria menos horrorosa que a "ford KA GRanvia", que a Marcopolo melhore a qualidade do Torino e dê uma retocada na traseira dele que vai ficar show, que a CAIO dê uma olhadinha a mais no acabamento de suas carrocerias, que a NEOBUS consiga o espaço que merece no mercado pela qualidade de seus produtos, que apareça um MAXIBUS poraqui preu julgá-lo, que a Comil evolua cada vez mais, que a BHTRANStorno e o DER dialoguem sobre transporte e que a prefeitura de BH pelo amor de Deus pense no transporte público pq o trem tá feio! Fica também o desafio para os designers das encarroçadoras: Será que é possível fazer uma carroceria sem que os faróis traseiros sejam circulares?

Dados do veículo:
Marcopolo Torino GV II ano 2003
Chassi Mercedes Benz OF1721
Empresa Viação Torres
Prefixo 3313
Linha 8108 Cidade Nova - Savassi

Espero que gostem!
Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário