quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Torino 99 OF1721 da 5031


Saudações busólogos de plantão!

Depois de vermos uma postagem ao mesmo tempo trágica e cômica de um veículo da Transimão vamos com coisa boa! Trago hoje mais um exemplar da carroceria que a 2 posts me referi como a mais bela de todos os tempos da Marcopolo!

Esses veículos podem estar com os dias contados, pois as empresas de BH estão renovando a frota com uma freqüência maior. Na verdade a idade máxima de um veículo aqui é de 10 anos, mas a média de idade da frota tem que ser de 4. Eu diria que isso seria algo bastante positivo se a frota fosse de qualidade, mas como a frota está sendo renovada com ônibus de chassis fracos e com carrocerias de baixa e média qualidade eu fico com o pé atrás. Por um lado, se a frota é ruim melhor se ela for renovada constantemente, por outro lado se você tem uma frota boa, porém com média de idade alta, tipo uns 8 anos, porém bem conservada é mais vantagem para o usuário. Os Urbanuss B7R da 2152 com 8 anos de uso, mas poderiam rodar 15 anos facilmente, já que o estado conservação deles era ótimo. (Só não era impecável pq todo dia um infeliz lavava a parte de dentro, mas não enxugava os veículos, então o veículo secava enquanto estava em serviço molhando os passageiros e dando um certo lodo nas junções)

Olha só que "genial": A lógica de ter uma frota nova não "favorece" só os passageiros, mas favorece principalmente aos empresários, pois eles obtêm maior valor de revenda com os veículos aposentados. Entretanto, sabe-se que revender um veículo melhor, um padron é complicado, pois são veículos mais pesados, logo se desgastam mais, a manutenção mais cara e consomem mais combustível, logo o preço final de revenda sai equivalente ou até inferior ao de um veículo de motorização dianteira. Tendo em vista que a aquisição de veículos padrons é bastante onerosa, eles se tornaram completamente inviáveis com essa norma da BHTRANStorno (norma feita em acordo com as empresas). Ou seja, padrons em BH agora é sonho. Enfim, os empresários estão rindo de orelha a orelha já que passaria a gastar menos com manutenção de frota e obtêm alto valor de revenda.

Eu sinceramente preferiria uma frota de mais qualidade, com uma vida útil de até 15 anos, porém bem cuidada, que ter um monte de porcaria nova mal cuidada. O video do post anterior da presepada da transimão ilustra bem isso.

Dados do veículo
Carroceria Marcopolo Torino GV2
Chassi Mercedes benz Of1721
Prefixo 4262
Empresa Viação Sidon

Espero que gostem!

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