segunda-feira, 25 de julho de 2011

Feliz dia do busólogo

Saudações busólogos de plantão!

Parabéns busólogos pelo seu dia! Trago hoje para vocês que não tiveram a oportunidade de clicar ou baixar fotos, o que pra mim foi um dos carros mais imponentes que já rodaram em BH! Taí um CAIO Vitória B58 articulado prefixo 5363 da linha 61 que rodou em BH entre 2000/2005 e terminou seus dias em Campinas, de onde veio!

Hoje também é dia do motorista! Uma belíssima profissão cuja minha admiração é imensa! Inclusive quando era criança sonhava em ser um! Parabéns a todos!

E mais uma vez gostaria também de aproveitar para expressar minha indignação em relação a superexploração do trabalho dos motoristas de micros e midis que são obrigados a cobrar passagem, orientar passageiro perdido, controlar elevador e todas as funções do agente de bordo, e ainda por cima são cobrados para cumprir horários. A economia que as empresas fazem demitindo os agentes de bordo e sobrecarregando os motorista não só prejudica o rendimento do motorista tornando a viagem mais insegura (quem anda de micro vê que eles fazem o dobro ou triplo de barbeiragens que os ônibus convencionais), como não se vê reflexos na tarifa. Quem já teve a experiência sabe do que estou falando, motoristas dos micros das linhas que rodam nas BRs, no Anel Rodoviário, nas Vias Expressas e grandes avenidas contam moedas com o veículo em movimento, catam moedas que caem no chão com o veículo em movimento (o que é natural já que uma mão fica no volante e a outra cheia de moedas passando a marcha com o punho) como se isso fosse a coisa mais normal do mundo. Volto a perguntar: Se é proibido falar ao celular e dirigir, é aceitável contar dinheiro e dirigir? Se houvesse uma fiscalização "onipresente" todo santo dia creio que com um ou dois dias de trabalho quase a totalidade desses profissionais perderia sua habilitação. E todos nós sabemos que se der diferença no caixa do ônibus, o profissional responsável paga! Assim o motorista tem que se preocupar com o trânsito, com o passageiro, em cumprir o horário e ser preciso com troco.

Enfim, o sistema de transporte hoje obriga esses profissionais a passar por cima da lei, afinal não tem como o indivíduo exercer bem todas essas funções simultaneamente! Isso é inaceitável! Por essas e outras que o transporte público continua sendo inseguro, desconfortável, repulsivo, estimulando as classes baixas a comprarem seu carrinho usado, sua motinha e desestimulando as classes mais altas a experimentarem o ônibus, o que resulta em engarrafamento que resulta em stress, poluição, desperdício de tempo e dinheiro.

A foto foi extraída do extinto site: http://ohomemcueca.fotopic.net
Foto de Vítor Rodrigo Días

2 comentários:

  1. Feliz dia do busólogo a você também! Vejo que você trouxe uma maravilha para comemorar desse dia hein... É inesquecível a época que esse ônibus circulava. Era muito bom vê-los cirlulando na av. Cristiano Machado, na região Central, nas Estações Venda Nova, Barreiro e Diamante.
    Mudando de assunto, eu concordo plenamente com você esses micros e micrões. Eu mesmo já presenciei motorista de micro dirigindo e contando dinheiro pra dar o troco para um senhor ao mesmo tempo. As empresas (principalmente de linhas do DER) só querem economizar e não estão nem aí para o trabalhador e para o usuário. E o pior de tudo é que não há nenhuma fiscalização para isso. É lamentável ver tudo isso acontecer e nenhuma autoridade competente tomar providências.

    Abraço!

    http://consorcioonibus.blogspot.com/
    http://itapagipetransportes1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Salve amigo, hoje é o nosso dia

    ``°º¤ø„¸FELIZ ø¤º°¨~
    ¸„ø¤º°¨ DIA DO BUSOLOGO e do MOTORISTA,25 DE JULHO``°º¤ø„¸
    ¸„ø¤

    ResponderExcluir