sábado, 21 de agosto de 2010

Do tempo das vacas gordas


Saudações busólogos de plantão!
Trago hoje mais um guerreiro remanescente do período das vacas obesas de BH!
Esse Torino GV B7R pertencente a Viação Santa Edwiges foi fotografado em Julho de 2010, sendo que em BH, por lei os ônibus só podem ter no máximo 10 anos de uso!
Um excelente veículo! Torço pra que não seja substituido tão cedo por dois motivos: ele deve ser substituido por um cabrito, mais provalvelmente um 17230EOD ou OF1722M. (Eu não gosto de volks e tb num gosto dos "4 xíracas" da mercedes que não sobem morro pq possuem motor de "secador de cabelo".) e o outro motivo é que provalvemente será por um Mascarello GranVia Midi. Alguns de vocês podem até gostar dessa carroceria e devo dar a mão a palmatória que nos quesitos funcionais ela é uma das melhores do mercado, no entanto eu acho ela hedionda! Horrorosa! A frente até que eu não acho nem feia, bonita, mas a traseira de tanajura dela estraga tudo! Eu só cheguei a ver uma versão de motorização traseira, um 18-320EOT no fotolog do Moisés Magno, eu acho, (diga-se de passagem era um escolar... e nois andando de cabrito) mas mesmo assim a carroceria num ficou bacana. A versão melhorzinha é de um B12M art que tem em Foz do Iguaçu. Isso pq ele ficou menos "Ford Ka 1" na versão articulada da carroceria. Eu já achava feia a traseira com faróis de astra, eles conseguiram enfeiurar mais ainda aderindo a "padronização" das lanterninhas traseiras em formas de circulos... ê laialaiá! Falta de criatividade dos designers, sô! Alguém ai sabe explicar pq todas as carrocerias estão vindo com esse tipo de lanterna traseira?

Eu andava demais nos Torinos GV's B7R da São Geraldo, iguais ao da foto, que rodavam na 9202 (prefixos 1950 à 1955) e posso dizer: Aqueles carros eram demais! Muito confortáveis, carroceria resistente, design simples, bom acabamento, espaço interno muito bom e o chassi B7R é muito bom, ronco suave e anda muito! Por isso mesmo quando sairem vão deixar muitas saudades e só restarão os pisos baixos de 2000 pra fechar a tampa do caixão do transporte de BH! Na época em que as empresas mandavam menos no transporte de BH tinhamos uma frota linda e muito boa repleta de veículos como esse. Hoje temos uma frota nova, porém sofrível em termos de qualidade dos veículos e na variedade das carrocerias e dos chassis (ou melhor, na INvariedade - se é q a palavra existe). Os B7R, 0-371UL, OH1621, B58, L113, L94 compunham a maior parte da frota até meados desta década. É triste dizer isso, mas a verdade é que o transporte público está falido e eu não vejo esperanças de melhora, mesmo que seja criado BRT e outras besteiras q a BHTRANStorno fala por dois motivos: primeiramente entregaram a chave do galinheiro pros lobos ao dar poder de decisão de gerenciamento de linhas aos consórcios por 20 anos e principalmente a estrutura do órgão que não pensa o transporte de forma integrada e deseja obter lucro. Jamais passou pela cabecinha oca deles subsidiar o transporte público, como se faz em qualquer lugar "civilizado" pra desestimular o carro.

Obs: no post anterior eu peguei no pé dos letreiros dos carros de BH. Reparem no letreiro deste veículo que estava em serviço!

É isso ai gente! Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário