domingo, 15 de agosto de 2010

Saudações Busólogos de Plantão!!!!

Primeiramente gostaria de agradecer a todos pelas visitas pelos comentários. Realmente tá osso de atualizar por falta de internet, mas vamos hoje com um Apache VIP 2 OF1722 que roda na linha 2216 em Belo Horizonte. Essa numeração vem do antigo sistema probus em que os 2 primeiros números indicavam os corredores que eles circulavam. 2 = Av. Antônio Carlos, 22 = vai e volta pelo antônio Carlos e 16 a identidade da linha. Entretanto no sistema probus da época da metrobel essa linha era vermelha, mas a BHTRANS'torno transformou todas as linhas vermelhas, Expressas ou semi-expressas em verdes.

Eu adorei o letreiro desse veículo. Isso porque ele é fácil de enxergar a qualquer hora do dia. Os melhores são os dos Megas da Getúlio Vargas, ou dos VIP's 2 da São Geraldo e do Grupo Auto Omnibus, pois são preto e brancos, mas esse ai já tá de bom nível. As letras grossas, grandes, fáceis de perceber. Tá certo que na foto não tá muito fácil de perceber que ali está escrito 2216 Santa Branca pq o veículo tava no gás e a câmera perdeu um pouco o foco. De qualquer modo, como busólogo e cidadão eu gostaria de reivindicar a padronização dos letreiros eletrônicos, pois a gente que fica no ponto de ônibus sofre demais com alguns letreiros eletrônicos podres poraí. Nas linhas do DER a gente sofre dobrado. Algumas delas o letreiro informa mais que o destino, informa o itinerário e as vezes algo mais que isso. Coisas do tipo Bairro TAL, (pisca) Itau Power Shopping, (pisca), Parque de Exposições, (pisca) CEFET,(pisca) Centro. Cara, as vezes a gente tem pouquíssimos segundos pra identificar qual ônibus está passando e ai a gente tem que advinhar que linha o pisca pisca idiota está tentando anunciar. Ah, eu me lembro também dos veículos da antiga Transluciana, atual Salvadora que tinham o destino da linha escrito o destino da linha e logo depois ele sumia e aparecia a frase "Não use drogas!" Quando eu vi aquilo na primeira vez eu pensei: "O cara que escreveu isso deve ter fumado uma tora, pq com tanto lugar propício pra escrever isso o camarada me escreve Não Use Drogas no letreiro do ônibus!" Ainda bem que naquela época os ônibus ainda tinham aquele painel no vidro com o nº da linha, senão teriamos muita gente perdendo ônibus por causa de frases como essa, ou Feliz Natal, ou Feliz 2007, etc.

Eu também passei muita dificuldade com ônibus cujos letreiros eletrônicos possuem letras fininhas tipo letreiro de agência correios, sabe? Aquele letreiro que quando o sol da alvorada, ou do meio dia, ou do crepúsculo bate vc não consegue identicar nada. Aquele que vc só identifica quando o ônibus está a 50 metros de vc correndo a 50KM/h, vc dá sinal no susto e ele para 20 metros depois do ponto cantando pneu pra vc e o motorista ainda fica com raiva por obrigá-lo a parar ancorando o pé no freio. Ô Turilessa, empresa do grupo Saritur, e todas as outras que utilizam letreiros eletrônicos, revejam os seus letreiros pelo amor de Deus! Quase que eu perdi o 3787 num domingo mês passado por causa disso. Eu teria que esperar 50 minutos pelo próximo se o tivesse perdido.

Espero que gostem da atualização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário