domingo, 2 de janeiro de 2011

Descaso no transporte público na RMBH

Saudações busólogos de plantão!

Eu tava navegando no site do Gustavo, o http://urbanosdeminas.fotopages.com/ e vi nos comentários da pasta 3052, sobre a linha 8205 da transimão e lá o Ari Fernando postou o seguinte video:

http://www.youtube.com/watch?v=Mz_tD5JT5tg

pois é, não é de hoje que eu venho reclamando do descaso das empresas de transporte com a sua frota aqui na RMBH, mas algumas empresas abusam!
Eu gostaria de deixar o seguinte questionamento:
De que adianta ter uma frota relativamente nova se a manutenção é precária!

Gostaria de lembrar que não tenho ligação nenhuma com qualquer empresa de BH!
Como busólogo, claro que tenho minhas preferências, mas não possuo ódio ou má vontade por nenhuma empresa, linha, cidade, seja o que for.

Espero que detestem!

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Sabe o que é mais intrigante na cena mostrada no video? é que o ônibus está com queda de ar, pane elétrica e embreagem patinando, e não poderia estar rodando, mas a empresa manda um carro novo pra fazer chupeta, ai dói, mecânico de araque mais carro detonado mais empresa desorganizada e sem administração competente igual a transimão., ali é parar na hora, eu como cobrador sempre briguei na Luziense pra ter carro bem mantido nos horários em que eu trabalhei e sempre deu certo, mas a transimão enfrenta o resultado das más reposições em sua frota associado ao mal estado de conservação das ruas onde trafega e a falta de investimento em treinamento de funcionários, e isso em BH parece ser um efeito geral, as empresas investem em máquinas que só são bonitas, mas que não tem qualidade nem são próprias para rodar naquelas linhas, um exemplo disso é colocar “cabritas“ pra circular em linhas pesadas como a 8350 e a 4195 (antiga 1205), ou a 33 e por que não outras a mais que podem ser citadas.

    Essa cena prova que antes de pensar em preço, tem de se pensar em custo – beneficio e no ser a ser transportado.

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  3. Pois é, eu concordo com O Poeta Esquecido. O DER Setop nem devia deixar uma empresa dessa atuar no sistema, principalmente uma empresa que opera bastante linha.

    Abraços!

    http://consorcioonibusbh.blogspot.com/
    http://belvederecoletivos.blogspot.com/

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  4. Pois é gente!
    Eu sempre tenho surpresas desagradáveis com a transimão! Olha, mas pior que as empresas é o DER que é omisso! A gente reclama de atraso e eles nem ai, a gente reclama de frota suja, nada, a gente reclama de carro mal cuidado, nada... Bastava o DER dar um murro na mesa que a transimão viraria um exemplo de manutenção ou estaria fora do sistema!

    Quando a gente vê a ***** acontecer tem que dar o grito na hora! Lembram de quando sairam os cabritos das linhas de baixa demanda pra entrar os micros cujos motoristas cobram a passagem, e mais cobrador na rua? Hoje a gente vê absurdos como motorista dirigindo e contando moeda. Alguns fazem pirraça(demoram pra contar, andam devagar na santa paz sem fazer a menor questão de passar dos 40) e eu faria também.

    Sabe Poeta Esquecido, na verdade, eu acho que a transimão renova relativamente bem a sua frota. A frota dela não me encanta nenhum pouco, mas tendo em vista o que tá rolando no mercado ela tá na média. Ela também tem um histórico de bons veículos que são adquiridos como os vitórias L113, os Torinos OH1621, os Urbanus II L113, enfim, o problema é que a manutenção da transimão não existe. Com relação aos chassis, hoje ela investe muito nos 17230EOD. Eu realmente não gosto de volks, mas mercedes tb num tá lá grandes coisas. Confesso que cabrito por cabrito eu ainda compraria OF1722 pela economia, mas não vejo assim tanta vantagem.

    Valeu pelos comentários!

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  5. O problema real da transimão é sim, a manutenção e a adminsitração, mas o erro federal dela se deu quando ela gastou uma fortuna em MBB OH 1621 pra transitar em ruas de acesso difícil, esses carros possuem suspensão a ar, os famosos balões e eles quebram demais. Um exemplo claro disso é uma época em que na Cristiano Machado só se via 5527 andando de lado, as Scanias também não foram uma boa compram os Caio Alpha deram muita dor de cabeça, quando se tem linhas pesadas como a 1155, Veneza e 2235 e 5527, o ideal é que haja uma cobrança em cima da prefeitura para a manutenção do bairro, depois foi o erro fatal, os ciferal Citmax e os Torinos G6 cabrita, sendo que esses carros são MBB OF 814, pra uma linha como a 2235 A Sevilha, é como por um Fiat 147 pra subir a praça do papa com 8 pessoas e 10 bujões de gás. Não dá

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  6. Essa questão de falta de manutenção da Transimão não é de hoje, me lembro que por volta de 1998 eu peguei um Vitória OF 1115 da 4402 e ele estava vazio, então resolvi sentar na poltrona atrás da porta, depois de um certo tempo eis que o tampão do sistema hidáulico da porta caiu sem mais nem menos e provocou um estrondo horroroso, deve que pesava uns 10 kilos pelo menos. Me lembro também que que os os Scanias D170 4402, D230 e D231 4404 não chegaram a rodar por muito tempo por suas linhas linhas iniciais e logo foram transferidos para Neves, creio que tenha sido por conta da topografia da região.
    Eu tinha um tio que chegou a trabalhar por vários anos na garagem do Nacional, e logo quando chegaram esses Torinos VW 17.230 ele foi um dos escolhidos para dirigir um deles com o objetivo de transitar em determinadas faixas de giro para que se pudece avaliar seu consumo, etc.E hoje os "novos" Torinos já estão um caco que só vendo.

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  7. Creio que uma das alternativas para a Transimão seria a criação das estações prometidas pelo Setop, pois uma estação na região do São Joaquim, outra no Veneza e mais uma no centro de Neves seria de fundamental importância já que ela poderia colocar seus dianteiros para a alimentação das estações e talvez articulados até o centro de BH. Creio que de cada 10 ônibus da Transimão que saem dos finais até o centro uns 2 ou 3 não completam seu trajeto ou até mesmo não o fazem com eficiência devido a problemas mecânicos.

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  8. Pois é Poeta Esquecido,
    mas eu acho que faltou uma logística mais interessante para a transimão e treinamento. Outras empresas também trabalharam com padrons brutos em linhas complidas de Sta Luzia, Betim, Contagem, etc, mas conseguem lidar melhor com as dificulades. Não querendo tirar responsabilidade dos governantes na hora de dar manutenção nas ruas, mas os motoristas da transimão são mal treinados e/ou mal supervisionados. Lembro que alguns faziam algumas bizarrices como sentá o pé nos quebra-molas na Rua Princesa Isabel, brincar de tobogã na três pontas (quem senta no último banco bate a cabeça no teto - sem zueira), dão uma de artista controlando o veículo sem a embreagem, enfim, coisas que arrebentam o carro. Em várias empresas têm maus profissionais, mas uma e educação e controle satisfatórios dos funcionários minimizaria o problema. Isso tanto no condutor, quanto no mecânico e no supervisor. O D170 que era da 4402 e foi pra 1155 por exemplo tava ótimo antes de ir pra lá! Lembro que o motorista do D170 tinha fama de tartaruga entre 97-00, mas era um cara cuidadoso, pelo que me diziam os colegas dele. O cara que entende de veículo sabe quando o condutor tá arrebentando o seu instrumento de trabalho, ainda mais que os caras sempre pegam o mesmo veículo. O canal é o seguinte: vê que um veículo tá desgastando mais que o normal a embreagem, por exemplo, dá treinamento pro condutor, continuou, faz uma troca de condutor, viu que o problema é o condutor, tchau e bênção! Muitos motoristas da 4402 eram muito cavalos!

    Valeu pelos comentários!

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  9. Aqui e o Eric Breno falando.
    Se eu fosse o secretario da SETOP eu ja tinha cassado a licença da transimao faz tempo! Voce ve carro quebrado,improprio e vc ainda deixa uns carros desses operarem? Se esses motoristas passasem pelo meu pai antes de operarem,uns 5,6 motoristas so que iam passar,o resto tudo ia tomar pau! A Transimao tem que cuidar dos carros da Vianeves porque OS ONIBUS DE LA PEGAM ESTRADA!Algumas linhas pegam a BR-040(Perigosissima!) outros, a MG-006! A Transimao tem que saber do meu pai e contrata-lo,porque com padrao de treinamento do meu pai,nao ia ficar nem um motorista cavalo. Ano passado,eu conheci um Mecanico da dita cuja,a Transimao,que viajou comigo.E ele disse que o problema e os motoristas e as vias.E quando o carro chega pra ele,nao tem mais o que ser feito.A BR-040 tava uma buracada que so Deus da conta de resolver.No entanto,tem uma tia minha que mora no Metropolitano.E o meu pai,que comprou um Siena 0km a pouco tempo(um mes) ta com medo de colocar o carro dele la!Outra aliada da ma conservaçao e a AUSENCIA do asfalto em parte da cidade.Os onibus precisam operar e os motoristas colocam o carro na buracada! O prefeito da cidade ta "Cá' e andando" pros problemas do asfalto! Teve uma vez que a Record foi fazer uma reportagem na prefeitura,e o assesor de imprensa agrediu o reporter,que no caso era o Garcia Jr.. No caso de Neves,temos mais aliados para a ma conservaçao do que pra boa dos carros.Alguns onibus que eram da Asa Norte,foram remanejados pra la.Eles estavam otimos.Vamos ver como eles estarao daqui a algumas semanas.Agora no caso do Nacional,segundo o proprio mecanico,os motoristas passam correndo pelos quebra-molas e outras sadices.Como eu disse acima,se eu fosse o Scretario de Transportes e obras Publicas,a TransLIXAO ja estaria cassada do sistema.Rolou boatos que a Saritur estaria abocanhando a Transimao.Pena que eu perdi o numero desse mecanico pra confirmar a historia.

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