quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Urbanus II + doido que Belo Horizonte já teve!

Saudações busólogos de plantão!

Trago hoje pra galera que não teve oportunidade de fotografar, uma fotinha do Marcelo Citaro de um dos veículos mais legais que rodaram em BH! Sim, o lendário 2859, um BUSSCAR URBANUS II Chassi VOLVO B10M 6x2 de 15 metros pertencente a Santa Edwiges! Esse deixou saudades! No site do Gustavo Ribeiro tem umas fotos desse veículo também e quem desejar conferir é só dar uma passeada no http://urbanosdeminas.fotopages.com. Site que eu recomendo!

E por falar em Sta. Edwiges eu gostei das novas aquisições da Torres (empresa que pertence ao mesmo grupo), os Sveltos OF1722M. Pelo o que vi, parece que a COMIL fez uma boa carroceria! Ainda não andei num svelto novo pra saber se realmente é tão boa assim, mas tendo em vista a geração anterior e o que tem sido oferecido no mercado as espectativas são boas.

Gostaria de agradecer aos esclarecimentos recebidos através de seus comentários! Vocês contribuem muito para que esse blog tenha qualidade.

Pois é, com a notícia da venda da SC02B e da 9411 pra Saritur virão mais Apaches VIP's 2... Devo ser um dos poucos que ficam felizes com mais uma leva de VIP's 2 pra cá, mas é que nem eu venho dizendo nos últimos tempos: Tá tudo nivelado por baixo! Estamos passando por um período de vacas magras sem igual! Muitos dos busólogos das antigas desanimaram demais de continuar com o hobby pq realmente é muito ruim dar moral para produtos de baixa qualidade. Se a qualidade dos chassis que estão vindo pra BH é ruim e das carrocerias vêm piorando, ou em design ou em acabamento, as vezes os dois, realmente é algo que desanima muito. Eu que acabei de elogiar o SVELTO, por exemplo, tenho sérias restrições ao seu design (acho pouco inferior ao S22 nesse aspecto), o qual classifico como sem graça. No momento, vindo Mega (a carroceria mais completa - beleza, design, acabamento, conforto em bom nível) eu solto foguete, mas vindo Apache VIP2 (carroceria mais bonita do momento na minha opnião, mas de acabamento fraco) eu fico satisfeito. Eu vejo que galera tá ficando enjoada da avalanche de Torinos e VIP's na cidade, já que tá tendo coisa melhor, nada de espetacular, mas tem. Mesmo assim, por questão de design fico feliz com a vinda de mais apaches vips.

Como busólogo, acho design algo fundamental! A gente tira fotos, capta a imagem, desenha as carrocerias, não os chassis, nem reproduzimos acabamento. A gente até grava o ronco dos motores, classifica os chassis, o acabamento, a resistência das carrocerias, mas sem design o hobby não tem tanta graça. Não quero colocar o exterior sendo mais importante que o interior, nem colocar a beleza acima da qualidade (o que engloba conforto, acabamento, durabilidade), nem do chassi, afinal esse tripé é fundamental! Por esse conjunto minha carroceria preferida na atualidade é o MEGA. A Mascarello, por exemplo, faz um produto feio de qualidade, logo eu não tiro foto, já a CAIO fez o VIP2 belo, com acabamento questionável (mas bem superior ao Torino) que faz até pose pra tirar foto. Entendem onde quero chegar na minha consideração? Design é magia! Design encanta! Design apaixona! Por isso que design faz vender!

Posso estar sendo chato ao ser "reclamão" demais, mas tendo em vista a evolução dos produtos em todos os sentidos, mas em especial no design, do final da década de 70 até o fim da década de 90 os avanços foram enormes. No fim da década de 90 a Busscar produziu suas carrocerias mais belas de sua história: o Urbanuss e o Urbanuss Pluss, a Caio que sempre teve bom nível, o manteve ao apresentar o Apache S21 que é belíssimo, a Marcopolo fez suas duas carrocerias mais belas de todos os tempos que foram o VIALE e o Torino 99, a neobus vinha se fortalecendo, a COMIL se superou e o Svelto finalmente apareceu como uma carroceria imponente. Façam suas listas das mais belas carrocerias de todos os tempos e vejam quantas delas são da década passada, quantas são da década de 80, quantas são da déc. de 70... ai vcs me falam.

Espero que gostem!

9 comentários:

  1. se você acha elsse Urbanus II verde cocõ de nenem imagina ele vermelho sangue, eu tenho uma foto dele na 1190 A igarapé estação eldorado, ai é doido

    ResponderExcluir
  2. o que você quer dizer com cocô de nenem? rsrs!

    ResponderExcluir
  3. hauhau, quando eu era cobrador a gebte tinha um consenso, eu e a galçera da empresa que os buses verdes de bh parecem cocô de nenem, nesse caso uma mistura de suco de alface com folha de couve, é horrivekl essa cor. kkkk
    passa seu email pra mim que eu te mando a foto que te falei ese é igual ferrari

    ResponderExcluir
  4. ai essa é a versão leite com pouquissimo chocolate, outro genio que senhou, genio do mal é claro, mas é um pouico melhor que a versão coco de nenem

    http://onibusdiversos.blogspot.com/2009/09/3210-betim-cidade-industrial.html

    ResponderExcluir
  5. E o melhor, até semana passada ele ainda estava na ativa ligando uma linha de Betim a cidade industrial.

    ResponderExcluir
  6. Esse foi o carro que rodou em teste (por pouco tempo) na Uninorte?
    Lembro de um destes ainda com a pintura da fábrica - um verde escuro e com calotas amarelas nas rodas.

    Só consegui andar nele duas vezes, em uma, com transito bem livre, dava pra sentir o poder do Volvo - mandando 60km/h morro acima no Cidade Nova!

    ResponderExcluir
  7. Este veículo rodou como teste e tinha a numeração: 0003 e a placa dele é AHQ 1597

    Linhas que este veículo rodou

    2204 A - Justinópoilis / Belo Horizonte ( Expresso Luziense )
    5501 - Venda Nova ( UNINORTE )
    T01 - Estação Diamante / Centro ( Direto - Parador e Zoológico ) ( Viação Cruzeiro )
    Após ter sido adquirido pela a Viação Santa Edwiges,passou a ter a numeração 2859 e foi para a linha:
    30 - Estação Diamante / Centro ( Direto )
    33 - Estação Barreiro / Hospitais ( ficou Pouco Tempo nesta linha )
    35 - Estação Barreiro / Centro ( Direto )

    Depois foi repassado para a Garagem de Betim - MG e rodou nestas linhas:

    1190 A - Igarapé / Belo Horizonte ( até esta linha ser repassada a Viação Novo retiro )
    1131 - Betim / Cidade Industrial (Linha que passou a ser 3210 )

    Atualmente este veículo ainda está na ativa e continua em Betim,mas operando em linhas da Transbetim,pois está com a pintura na Cor Bege.

    ResponderExcluir
  8. Antes de este veículo ir para a linha 1131 este veículo rodou tambem no ramal
    1190 - Igarapé / Estação Eldorado (ramal que tambem foi repassado para a Viação Novo Retiro)

    ResponderExcluir