domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mais uma estrela do BRT de Curitiba

Saudações busólogos de plantão!

Trago hoje para vocês um Torino 99 B10M que roda no BRT Curitibano. Um detalhe importante: atende a região metropolitana, olha o M do lado do ônibus. Pois é, o fato do BRT atender não somente a cidade de Curitiba, mas também cidades da região metropolitana o que amplia a eficiência do transporte. Outro ponto bastante positivo foi o fato de ao planejar o BRT foi feito um projeto para toda a cidade que reorganizou a cidade atuando no uso e ocupação do solo (comércio, parques, residência, adensamento permitido, etc.), o transito de automóveis e pedestres e também na mentalidade do curitibano. O BRT por lá não foi implantado da noite para o dia, mas foi pensado justamente para proporcionar os mesmos benefícios do metrô.

Em SP as residências próximas ao metrô são mais valorizadas justamente porque a facilidade de transporte é algo sagrado por lá. Além disso, o comércio nas proximidades do metrô fatura muito mais pelo trânsito alto de pedestres. Quem for a Curitiba vai reparar que nas proximidades das linhas de BRT estão a maioria dos prédios mais altos da cidade. Isso fica mais visível fora do centro. Quanto mais distante do BRT as edificações vão perdendo altura, os bairros ficam cada vez mais tranquilos. Mas isso tem explicação: o objetivo de qualquer transporte de massa é estar presente atendendo o povo onde o povo está, não é? Então a lei orgânica da cidade e o plano diretor orientam o adensamento da cidade nas proximidades do BRT.  Em outras palavras, o BRT está onde o povo está e o BRT vai onde o povo vai. É importante ressaltar que hoje em dia o Curitiba vem trabalhando para a construção de um sistema de metrô, pois o transporte público atual está saturando, na verdade várias linhas já estão saturadas.

No mais espero que gostem!
E lembrem-se busólogos: o metrô é amigo do ônibus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário