sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Torino 99 OF1721 da Transimão

Saudações busólogos de plantão!

Trago hoje para vocês um Torino GV2 chassi OF1721 prefixo D183 da Transimão que rodava inicialmente na 4402 Nacional Via BR040 e foi repassado para a 1155. O legal é que ele estava com a pintura do probus. Esses veículos ficam ótimos nessa pintura. Quando eles chegaram eu estranhei muito o fato de "não terem marcha"! rsrsrs! Dá-lhe balaio automático!

Mas eu não postei esse veículo por acaso. Hoje eu vi por acasso no programa Balanço Geral da Record um reportagem sobre o descaso da Transimão com a sua frota. Um motorista da linha faz um video do veículo 983, um Torino GV2 volks 17210OD que faz a linha 101 de Contagem, em que o mesmo apresenta diversas gambiarras como por exemplo fitas adesivas segurando a lanterna traseira, gominha segurando limpador de para-brisa, e pasmem: o volante do veículo saia na mão do motorista. O reporter foi na garagem do Pedra Azul e viu de perto o estado do balaio. Um telespectador disse que trabalhava na empresa e reclamou que a empresa não comprava peças novas para substituir as danificadas, que havia apenas remendos e que em caso de quebra os motoristas eram sempre responsabilizados. Cara, mas pra quem conhece a transimão é difícil duvidar disso. A transimão ficou de renovar a frota da 101 em 4 meses, enquanto isso...
Veja o video de ontem que achei na internet pelo link: http://noticias.r7.com/videos/volante-sai-na-mao-de-motorista-de-onibus-em-contagem-mg-/idmedia/e26fa73832677579db73885b15851ca2-1.html o de hoje eu ainda não achei. O ônibus do video é o 676.

Eu ja fui usuário da 4402, raramente pegava os 101, mas quem anda numa linha da Transimão sabe como é o estado da frota. A gente via os veículos da Laguna se aposentando em ótimo estado e os da Transimão caindo aos pedaços. Em 2012 fará 10 anos que eu mudei do Carajás e desde lá temos vistos alguns absurdos. O mais frequente deles era ponta de ferro exposta, principalmente perto das junções com solda, podendo ferir e transmitir doenças para o usuário como tétano. Outro problema comum eram os buracos nos assoalhos dos veículos que eram sempre percebidos em dia chuva quando do nada aparecia um "geiser" no ônibus. Em 98, com a mudança do sentido de embarque e desembarque dos ônibus a Transimão teve que realocar o banco do trocador, nisso, alguns Scorpions da 101, como o veículo prefixo 102, por exemplo, ficaram com um banco baixo de dois acessentos antes da porta. O problema é que deveria ser um banco alto, ou então como solução mais porca, seria aceitável colocar ou 1 acessento de lado ou um banco virado para trás, pois do jeito que estava não havia espaço para as pernas por causa da roda traseira.

Na moral, muito pior que a Transimão, é a Transcon, pois faz vista grossa pro desleixo da empresa e dá concessão pra ela. Eu sempre me perguntei se havia fiscalização da frota por parte da Transcon e do  DER... E fica a pergunta no ar: Porque será que a passagem de Contagem é mais cara (R$2,55) que a passagem de Belo Horizonte (R$2,45) se os serviços prestados pela Transcon são piores que os da BHTRANStorno?

Foto: Vítor Rodrigo Días.

Espero que gostem!

10 comentários:

  1. belo post meu amigo, na minha opniao, esse chassi cobina muito com o Torino G6
    Ate+ e parabens pelo blog

    fotolog.terra.com.br/leobuses
    fotolog.terra.com.br/caminhonibus

    ResponderExcluir
  2. Aqui em São Paulo o Balanço Geral editou a matéria e só passaram uns dois minutos. Pelo video completo deu pra ver que a situação é bem pior.
    E alguns aqui em São Paulo reclamam da frota da Himalaia e Novo Horizonte...
    Mas ficam duas perguntas: Será que se o ônibus fosse Mercedez ao invés de Volks estaria neste estado? Sim, porque a coisa mais comum de se ver, ao menos aqui em São paulo é Volksbus com volante remendado também e principalmente: Será que este motorista ainda trabalha nesta empresa depois desta matéria? Pois se partirmos do principio que a corda sempre quebra do lado mais fraco é possível que este senhor (Visivelmente pouco a vontade com as perguntas do reporter)já tenha levado um belo chute no traseiro e hoje esteja correndo atrás do seguro desemprego. Isto é Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente aki na região metropolitana de Belo Horizonte, há empresas que se escondem atrás de políticos(que elas engordam com subornos) , fazem o que querem e a população não tem a quem recorrer. Espero que a record não esqueça da matéria e nem do motorista que colocou em risco o seu serviço prá delatar as condições de pressão em que são submetidos todos os funcionários,que são tão vítims quando os passageiros.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi a reportagem na integra pela record minas, e se não fosse a record ir na empresa no dia seguinte, o motorista teria sido demitido, só por revelar a situação de calamidade em que trabalhava, aquele torino tava um LIXO.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela postagem! Acho que o Torino 99 combina muito com o chassi MBB OF-1721. Agora, eu não sabia desse detalhe dele ser automático.
    Aff, já cansei de falar dessa Transimão ou, como é conhecida, Translixão. Pois é, cofesso que quando vi essa matéria no Balanço Geral não fiquei nem um pouco surpreso, pois já esperava isso acontecer algum dia. Se uma coisa dessa já é revoltante para uma pessoal que não usa nenhuma linha da empresa (como eu), imagina os usuários dessas linhas. Essa empresa já passou dos limites a muito tempo. E não é só a Transcon que faz vista grossa não, o DER Setop também porque os ônibus de Ribeirão das Neves estão mesma coisa.

    Abraços!

    http://consorcioonibusbh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. eheheh, saudade bela que me arrebata, esses fopram os penultimos carros comprados com o layount do probus, depois dele somente os caio apache, ainda me lembro deles chegando na praça da estação, eu trabalhando nos vitórias ex sp do Palmital A e esses carroes chegando entupudos de lama, lindos,

    fala a verdade esse layoubnt combina com marcopolo com força, e o chassis ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Òtima postagem Guilherme, me lembro além desse D183, também chegaram seus irmãos D184 e D185 com cambio automático escapamento externo inferior, detalhe que os o D183, 184 e 185 tiveram o cambio convertidos para manual depois de uma tempo, e na chegada desses três também vieram o D186 e 187 em OF 1721 e escapamento externo superior, mas não chegaram a rodar regularmente na Nacional via BR 040.

    Sobre a matéria, fiquei revoltado com o fato descrito e ao mesmo tempo satisfeito com a atitude do motorista em não se calar para o errado, e também ao denunciante que soube se pronunciar com clareza ao reporter no início da matéria
    Já aconteceu algo semelhante comigo no Vitória D144 da linha Nacional, me lembro que era um OF 1115 e me sentei a poltrona depois da porta traseira, o ônibus estava vazio e sentido ao bairro quando passando próximo do colégio Cem, a tampa da caixa hidráulica da porta se soltou caindo sobre os degraus e fazendo o maior estrondo, sorte que não tinha nehum oreia se apoiando na porta.

    ResponderExcluir
  8. Guilherme você sabe quando que o Vítor Rodrigo deixou de lado o hobby? Pois esta foto não é tão antiga assim.

    ResponderExcluir
  9. O motorista que aparece na reportagem foi demitido no dia 28. O Mauro Tramontes falou que iria arrumar outro emprego para ele. Quanto a Transimão, não é só em Contagem que os ônibus estão caindo aos pedaços, toda a frota dela tem péssima manutenção. Inclusive os mais novos vão se deteriorando sem a devida manutenção. Aqui em Neves os ônibus estão bem parecidos com os de Contagem, teve até outra reportagem ontem (01/03), sobre os ônibus de Neves. Todos os dias tem ônibus de Neves quebrado no trajeto até o centro de BH. Mas é todos os dias mesmos. Como não temos para quem reclamar, uma vez que quem deveria fiscalizar não faz absolutamente nada, o jeito é torcer para que estas reportagens mude a nossa atual realidade no transporte coletivo.

    ResponderExcluir
  10. ae pessoal esse mesmo onibus ta rodando e tem outro onibus que nao marca a velocidade ,o velocimetro fica parado esse onibus é da linha 2490 numero 07067

    ResponderExcluir