quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Retrô - Caio Vitória Volvo B58E da 2206

Saudações busólogos de plantão!

Trago um Vitória da 2206 da RMBH Volvo B58 prefixo 30559 pra quem não teve a oportunidade de clicar ou baixar algum arquivo sobre esse veículo. Essa pra mim é a carroceria mais doida de todos os tempos! Eu achava top os Volvos das empresas do grupo Treviso (Sta. Edwiges, Novo Retiro e Torres) da primeira versão que tinha acabamento interno em alumínio e as cadeiras altas, ao invés das baixas viradas pra trás em cima das rodas. Além disso a 1ª versão tinha uma aparência menos quadrada e os para-choques eram mais rebuscados e menos retos como estes. De qualquer modo, vitória é vitória e volvo é volvo! É um casamento perfeito! Era impressionante como naquela época a gente via as encarroçadoras se superando em design.

Minha lista das 30 carrocerias mais belas dos anos 70 até os dias de hoje:

1  Caio Vitória
2  Caio Amélia 2
3  Caio Amélia 1
4  Caio Alpha
5  Marcopolo Torino 99
6  Caio Apache S21
7  Busscar Urbanuss Pluss
8  Marcopolo Viale
9  Comil Svelto 97
10 Thamco Scorpion 1
11 Busscar UrbanusS
12 Caio Mondego LA
13 Thamco - Ciferal Paulista - Condor
14 Thamco Águia
15 Thamco Scorpion 2
16 Marcopolo Veneza 2
17 Caio Millennium 2
18 Comil Svelto 2000
19 Caio Gabriela 3
20 Caio Gabriela 2
21 Neobus Mega 2000
21 Ciferal Cidade 1997
22 Busscar Urbanus 2
23 Thamco Dínamus
24 Neobus Mega 2004
25 Caio Apache VIP 2
26 Busscar Urbanus
27 Ciferal GLS
28 Ciferal Alvorada
29 Marcopolo Torino G3
30 Caio Mondego HA

Se eu fizesse um top 50 eu diria que teriamos um monte de carrocerias da década passada, mas posso te garantir que a 31ª da lista não é o Citmax, muito menos granvia, nem apache vip, nem torino 2007, nem Turquesa, nem o Apache S22 ( o que o enfeiura é a trazeira que não combina com nada), nem o MEGA 2006 que eu tanto tenho elogiado entrou nessa. Aliás, no meu top 30 das mais belas não entraram os monoblocos mercedes, mas merecem serem citados. Mas se o Citaro fosse produzido aqui ele provavelmente estaria no top meu 10. Qdo eu digo que tamo vivendo uma crise de design eu num to sendo cricri, no meu top 20 só há 1 carroceria desse século que diga-se de passagem foi feita pra padrons. Enfim façam seus top's 10, 20, 30, 40, 50, n+1, o que for.

Foto extraída do extinto fotoblog do BRENO.

Abraços!

5 comentários:

  1. Eita saudade ferrada....

    Trabalhei nesse carro, na época no 1205, era um saco olhar a direita por que as janelas eram altas, mas era bom, caixa dura, sempre arranhando na terceira, um problema crônico, fiquei até feliz quando o vi no 2206A, ele estaria no meu horário lá tambem se eu ainda trabalhasse.

    quanto aos tops, eu tenho umk proverbio que quero compartilhar.

    Me dêem um Thamco Águia 1989 longo e um par de olhos que funcionem 100%, um tanque cheio pra andar a 100km/h. , fazê lo sentir a força da biqueira de aço, não quero nada mais...

    ...ou um Ciferal Alvorada 1988 e um par de joelhos que estejam bons pra debrear com força, um morro pra subir de quinta a 100º C., e uma estrada cheia de curvas, pra entrar de quarta sem ter medo de agaixar...

    ...ou um Nielson Urbanus 1990, pra andar a 90km/h. dois braços que não doam pela manhã, e um caminho sempre plano, uns punhos bons pra poder meter marcha sem dó e sem dor...

    Quanto ao freio não se preocupe,
    Se faltar, a gente pára é na raça ...

    eu ainda cito isso toda noite, são meus top três.

    ResponderExcluir
  2. Época boa que não volta mais. Eu não tive a oportunidade de andar nesse carro, mas já tive a oportunidade de andar em um Vitória sobre Volvo B58 da Torres, na linha 9105. O carro era massa d+, principalmente que se tratava de um Volvo B58. Sempre quando anavada em um B58 eu adorava ficar no meio do ônibus para ficar escutando de perto o roncado do ônibus, sendo que o motor era central. Fazia isso também nos Volvo B7R e nos Mercedes OH-1621L e O-371, eu sentava lá no final só para escutar o roncado.
    Adorei essa sua lista de carrocerias mais belas, sua lista é muito ótima e vejo que você não esqueceu dos clássicos né. Bom, os meus favoritos são Busscar Urbanus II sobre MBB OH-1621L ou LE e Torino GV sobre Volvo B7R ou MBB OH-1621LE. Também me amarro nos Monoblocos O-371.

    Abraços!

    http://consorcioonibusbh.blogspot.com/
    http://belvederecoletivos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É impressionante como toda vez que tem uma sessão retrô a galera vai ao delírio! Rolô até poema nostalgico aqui! rsrsrs!

    Douglas, os Vitórias Volvo da Torres são sem dúvida os mais belos e por isso mais interessantes. Destacando um ponto negativo só pra... só pra... ah, só pra num dar nota 10, são os bancos de fibra. rs

    Valeu pelos comentários!

    ResponderExcluir
  4. lembro bem dos Vitórias da Santinha, qdo estavam para sair trocaram a lanterna traseira deles colocando a de Caminha 1518 ( ou lanterna de torino LN se preferirem).

    ResponderExcluir
  5. coisa horrenda, hoje a maioria dos vitorias que se vê é daquele jeito, e pensar que aquelas lanternas forma usadas no LN pra um conserto de chassis.

    Dizem que as lanternas do LN eram lisas e retas, mas que entravam agua, ai tiveram a ideia de utilizar as lanternas do 1518, que eram da mesma medida. deu tão certo que até o ultimo modelo do GV as lanternas são as mesmas.

    ResponderExcluir