sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Svelto B1618 na 1506C

Saudações busólogos de plantão!

Trago hoje pra galera que nã teve a oportunidade de clicar um Comil Svelto Ford B1618 que rodou na 1506 C prefixo C549 da RMBH. Belo Horizonte teve poucos Sveltos dessa geração, mas foi tê-los justamente no chassi mais exótico possível!

Essa foto foi extraída do extinto fotolog: http://ohomemcueca.fotopic.net
Foto de Vítor Rodrigo Días

Emendando o post, trago pra vcs as especificações atuais da frota da BHTRANS de Belo Horizonte extraído do site da prefeitura.

Característica da Frota

A frota de ônibus de Belo Horizonte deve atender aos requisitos legais, especialmente ao CTB – Código de Trânsito Brasileiro, às Resoluções do CONMETRO relativas às carrocerias e chassis de ônibus, à legislação ambiental – CONAMA, à Legislação de Acessibilidade, incluindo as Normas Técnicas da ABNT e a lei federal de Acessibilidade, e também aos Manuais e Regulamentos da BHTRANS de layout interno e externo.

Requisitos Mínimos

Segundo o contrato, para operarem no sistema municipal de Belo Horizonte, os ônibus obrigatoriamente devem ter os seguintes equipamentos ou instalações:

 
a) Roleta homologada pela BHTRANS
b) Tacógrafo eletrônico digital
c) Bancos estofados;
d) Dispositivo para reboque na parte dianteira
e) Painel traseiro liso que possibilite a fixação de adesivos
f) Pneu radial

g) Porta do lado esquerdo, nas linhas em que o embarque e
desembarque for junto ao canteiro central, para corredores
com faixas exclusivas para ônibus. Para este acesso também
deverão ser previstas as condições de acessibilidade para
pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida;

h) Degrau adicional na porta dianteira, acionado juntamente com
a abertura da porta, com o objetivo de reduzir a altura do primeiro
degrau ao chão;

j) Abafadores de ruído nas saídas de ar dos freios e das portas,
nos veículos novos

k) Layout interno e externo conforme Manuais de Padronização
Visual de Ônibus, emitidos pela BHTRANS e disponibilizado às
CONCESSIONÁRIAS

l) Predisposição para instalação de equipamentos eletrônicos,
conforme especificação vigente à época.


Outras Exigências Relacionadas aos Veículos

A frota de cada CONCESSIONÁRIA deverá possuir idade média máxima de 4 anos e 6 meses ou a idade média de sua proposta técnica, se esta for inferior a 4,5 anos.

A idade média da frota que compõe cada linha poderá variar no máximo em 1 ano em relação a idade média da frota da CONCESSIONÁRIA.

Os veículos articulados poderão ter até 12 anos de uso e não serão computados no cálculo da vida útil média do contrato.

Os veículos leves terão vida útil de no máximo 7 anos e não serão computados no cálculo da vida útil média do contrato.

Os demais veículos deverão ter vida útil máxima de 10 anos.

Obs: não temos pontos de desembarque na esquerda.
Obs2: tá explicado pq os OF1721 de 2003 tão indo embora.
 Moral da históra:
Cabritização da frota!

Flw!

3 comentários:

  1. e disso que eu btro falando, e disso, entendeu esse é o cara, esse é o carro, essa foto ai eu tenho procurado ela há mnuito tempo

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  2. bom passado a empolgação, lá vai o comentario, eheheh

    em BH tivemos Ford B1618 nas carrocerias Marcopolo Torino LN, na Viação Carmo sion (1001 e 6001), Ciferal Padron Rio na Viação Globo (5901 e 5902) um Caio Vitoria de teste na Luziense (0006 na 5516 B (1994) e um Urbanus I na Transamazonmas, na 1113, esse rodou dois meses e sumiu, alem desse maravilhoso Comil Svelto uew eu adorava, eu fiquei umas tres horas esperando ele no anel um dia, mas depois consegui pegar ele ao acaso na cidade industrial. lindão mesmo.

    sei que você tem mais tesouros da era probus enterrados ai meu amigo Cabeleira, manda eles pra nos,

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  3. la ia me esquecendo, a Transcbel tem Caio Alpha numa linha de atendimento especial, a Santto afonso teve dois Marcopolo Torino LN Ford B1618 na 2004

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